Salvador

Cerca de 1,5 mil ambulantes irão trabalhar no Festival Virada Salvador

Divulgação
Semop ampliou para 500 o número de kits este ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/12/2018, às 14h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Este ano, 1,5 mil vendedores informais irão trabalhar na Arena Daniela Mercury durante os cinco dias do Festival Virada Salvador 2019. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) ampliou para 500 o número de kits, com três isopores- um grande e dois pequenos -, distribuídos para os ambulantes. Ano passado, eram 450 kits, com 1,35 mil trabalhadores atuando.

Segundo a prefeitura, os vendedores serão organizados em ilhas, distribuídas por diversos espaços da arena. A Semop vai promover palestras, em parceria com a Ambev, para os trabalhadores licenciados sobre: legislação municipal, licenciamento, técnicas de vendas, permissão de produtos, noções de higiene, proibição do trabalho infantil e da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

Os ambulantes que trabalharam na Arena Daniela Mercury no ano passado, segundo a Semop, tiveram um aumento de, em média, 40% nas vendas em relação à festa de 2017, que ocorreu na Praça Cairu, no Comércio. A prefeitura atribuí o resultado ao maior fluxo de pessoas na Boca do Rio. A expectativa para este ano é de um resultado ainda melhor.  

Ordenamento 

A Semop vai contar com quatro bases na Boca do Rio – três externas e uma interna. Ao todo, 102 agentes atuando em três turnos, sendo que 80 vão orientar e fiscalizar os vendedores ambulantes e 22 vão combater a poluição sonora, tanto na área interna como no entorno. 

Além disso, 30 agentes da Salvamar atuarão na praia, também nos três turnos, com o apoio de moto aquática e bases elevadas.

Proibições

A comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, bebidas pré-preparadas artesanalmente não serão permitidas durante o Festival. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas de louças, alumínio ou vidro, que devem ser substituídas por embalagens descartáveis. 

Todo material irregular será apreendido pelas equipes de fiscalização e encaminhado para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), situado na Avenida San Martin. As infrações estarão sujeitas a multas que vão de R$ 75,66 a R$ 151,33.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp