Salvador

Com uso do Batalhão de Choque, desocupação de terreno em Massaranduba deixa famílias sem teto

BNews
Segundo a Conder, a ação é cumprimento de um notificação judicial de reintegração de posse   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 28/01/2019, às 11h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 80 famílias, com crianças e idosos, ficaram sem teto nesta segunda-feira (28). Os barracos construídos em um terreno no final de linha do bairro de Massaranduba, em Salvador, foram retirados com ajuda de policiais militares e até mesmo do Batalhão de Choque, após cumprimento de um notificação judicial de reintegração de posse.

De acordo com a nota de esclarecimento da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), as famílias foram oficialmente informadas pela justiça nos dias 9 e 10 de janeiro, para que deixassem o local voluntariamente no prazo de 15 dias, o que não foi cumprido e por isso foi solicitado o uso de força policial.

Conforme posicionamento, o "terreno em questão foi ocupado no primeiro semestre de 2018, apesar da área ser previamente destinada à construção de 174 unidades habitacionais de interesse social com recursos do PAC II". Inclusive, as famílias beneficiadas já foram cadastradas e são provenientes  da área de Alagados e atualmente são beneficiárias de aluguel social enquanto aguardam reassentamento definitivo.  

A Companhia ainda esclarece que  a ação coercitiva é de responsabilidade da justiça" e que atuou apenas na "prestação de apoio às famílias que hoje ocupam o terreno, disponibilizando caminhões para auxiliar na mudança".

O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), sob análise da promotora de Justiça, Nadja Brito, e pela Procuradoria Geral da Bahia, comandada pela procuradora Ediene Lousado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp