Salvador

Embasa acusa prefeitura de danificar rede de abastecimento em obras da Colina Sagrada

Divulgação
Qualquer intervenção na rede distribuidora de água da região interrompe o abastecimento em grande parte dos bairros do Bonfim e Monte Serrat  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/04/2019, às 21h28   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

A Embasa já registrou 13 vazamentos, desde fevereiro, na rede distribuidora de água do bairro do Bonfim. O órgão acusa a Prefeitura de Salvador pelo problema, que tem ocorrido devido às obras de requalificação da Colina Sagrada. O último vazamento aconteceu nesta quinta-feira (4).

“A realização, pela Prefeitura de Salvador, das obras de requalificação da Colina Sagrada, no bairro do Bonfim, vem causando quebramentos na rede distribuidora de água, provocando vazamentos que prejudicam o abastecimento da região. Nesta segunda etapa da obra da prefeitura, iniciada em fevereiro, a Embasa já registrou 13 incidentes envolvendo danos à rede distribuidora, causados pela movimentação de maquinário pesado e serviços de escavação em pontos por onde passam as tubulações da empresa. Em todos os episódios, o abastecimento precisou ser interrompido para o conserto da tubulação”, informou a Embasa. 

No caso desta quinta-feira, técnicos da empresa foram até o local realizar a manutenção e consertar o vazamento serviço. Na noite da última terça-feira (2), uma ocorrência semelhante aconteceu na mesma área. Um leitor do BNews chegou a gravar o episódio:

A Embasa ressalta que os danos ocorrem, inclusive, em trechos novos da rede distribuidora de água, implantados pela empresa em 2018, após solicitação da prefeitura para viabilizar a execução da nova pavimentação no entorno da Igreja do Bonfim. “Foram substituídos mil metros de rede distribuidora de água na região”, contou a gerente regional da Embasa, Janaína Santos. 

Ela disse que esse alinhamento prévio entre Embasa, Sucop e Construtora NM deveria, justamente, evitar que as obras afetassem o funcionamento da rede de água. “Entretanto, até os trechos novos, cuja substituição foi acompanhada pelos técnicos a serviço da Prefeitura, estão sendo danificados”, reclamou a gerente regional.

Outro problema é que qualquer intervenção na rede distribuidora de água da região interrompe o abastecimento em grande parte dos bairros do Bonfim e Monte Serrat. “É uma área que possui dois grandes hospitais, o Sagrada Família e o Couto Maia, instituições que dependem ainda mais da continuidade do fornecimento de água”, destacou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp