Salvador

Após evitar tragédia, homem denuncia vazamento em botijão de gás e faz alerta à população

Reprodução
Problema foi constatado durante a madrugada em um prédio no bairro do Stiep, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/07/2019, às 13h00   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Um fato que poderia não ter sido narrado, mas noticiado como uma tragédia. Desta forma o funcionário público Alexandro de Souza, de 42 anos, avalia um problema enfrentado dentro do apartamento onde reside no bairro do Stiep, em Salvador, na madrugada de terça-feira (16). Ele conta que acordou por volta de 2h após ser alertado pela esposa sobre um forte cheiro de gás (GLP) no interior do imóvel.

O produto foi solicitado por telefone a um posto de venda localizado no bairro de Pernambués, na manhã de segunda-feira (16). "Comprei o gás e estava aparentemente normal, cozinhamos a comida e de madrugada começou a vazar, foi um susto danado. Até os vizinhos já estavam sentindo o cheiro", contou Alexandro ao BNews, ressaltando que ele e a mulher poderiam ter morrido ao inalar o gás ou uma explosão atingir todo o prédio.

O funcionário público relatou que ligou para a central de atendimento da Nacional Gás, empresa responsável pelo produto, mas segundo ele, não houve assistência efetiva no momento em que o problema foi informado. "Mandaram colocar um pano e esperar amanhecer", disse.

"Eles pegam os botijões sem condições de uso e fazem uma maquiagem, botam essa pintura e colocam para vender. Quero alertar a população porque pode acontecer com outras pessoas", frisou, lembrando caso recente ocorrido no Vale das Pedrinhas, onde quatro pessoas morreram após uma explosão de botijão de gás: "O cara acendeu a luz e explodiu tudo".

Levando em consideração orientações do Corpo de Bombeiros, o morador colocou o botijão em uma área aberta até que o produto fosse trocado pelo revendedor. O produto comprado por Alexandro apresentava um furo na parte de baixo. A imagem do vazamento do gás é nítida e impressiona. Veja o vídeo:

Na manhã de quinta-feira (18), o BNews buscou esclarecimentos junto à assessoria da Nacional Gás, mas até o horário da publicação nenhum posicionamento foi enviado ao site. Também procurado pelo BNews, o estabelecimento que vendeu o botijão informou, por meio de uma atendente, que a ocorrência é incomum e o produto, que foi trocado na manhã de terça, está sob análise. Um supervisor também será enviado à casa do denunciante.

O serviço de fiscalização nos postos de venda é realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ao BNews, a assessoria da órgão informou que em caso de vazamentos e outros problemas com botijões relacionados à segurança, os consumidores devem acionar o Corpo de Bombeiros. Ainda conforme a ANP, desde maio está em curso uma grande ação, em que são fiscalizadas todas as distribuidoras de GLP do País. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp