Salvador

‘Se não fosse o trabalho preventivo, choraríamos mortes hoje’, declara ACM Neto sobre desabamento de casas

Vagner Souza/ BNews
O caso aconteceu no final da noite de ontem no bairro da Fazenda Grande do Retiro  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 04/10/2019, às 12h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto declarou nesta sexta-feira (04), que a gestão municipal já acionou a empresa que executou a obra de uma encosta de contenção, no bairro da Fazenda Grande do Retiro. No final da noite, da última quinta-feira (03), cinco casas desabaram e foram levadas pela encosta. Não houve registro de vítimas. 

“As causas não estão identificadas, estudos já estão sendo realizados. Acionamos na madrugada a empresa que está executando aquela obra para entender o que aconteceu. A Prefeitura está presente na região desde 2015 para acompanhar toda a área, tanto que houve condições de antecipar a tragédia e preservar as vidas humanas”, disse.

“Lamentamos muito o que aconteceu com as casas, as cenas são fortes, por outro lado, reconhecemos o trabalho da gestão, se não hoje estaríamos chorando mais mortes em Salvador e um trabalho preventivo evitou isso”, completou. 

As casas já estavam desocupadas desde que foram identificadas rachaduras nos imóveis. Desde o mês de agosto, 29 casas nesta região foram notificadas pela Defesa Civil. 

Questionado sobre qual justificativa a construtora deu sobre as notificações emitidas para os moradores saírem das casas, já que as rachaduras identificadas só foram aumentando, o gestor municipal disse que “não é possível ainda dizer que a construtora é responsável pelo tragédia, é preciso estudo técnico e laudos que já foram determinados nessa madrugada”. 

Neto ainda afirmou que se houver responsabilidade, a construtora será cobrada por isso. “A Seinfra está desde cedo no local para fazer as averiguações necessárias. A obra estava no estágio final daquela encosta, ninguém pode dizer que a prefeitura foi omissa, já que houve todas as medidas para garantir a contenção. O momento agora é dar suporte para as famílias com o aluguel social e auxílio emergência”. 

O titular da Seinfra, Bruno Reis garantiu que as famílias prejudicadas irão ganhar novas moradias no Conjunto Habitacional Barro Branco, que possui cerca de 120 apartamentos e está sendo construído pelo município no Alto do Peru.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp