Salvador

Aeroporto de Salvador é colocado em último lugar em pesquisa de satisfação e desempenho

Vagner Souza/Arquivo BNews
No estudo, o aeroporto da capital baiana recebe a nota 4,12, em uma escala de 1 a 5, onde 1 é "muito ruim" e 5 é "muito bom”  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 07/11/2019, às 19h45   Redação BNews



O aeroporto de Salvador, administrado pela concessionária Salvador Bahia Airportpela, ligada ao grupo Vinci Airports, foi colocado em último lugar em uma pessquisa de satisfação e desempenho realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura e divulgada nesta quinta-feira (7).

No estudo, intitulado "Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário", o aeroporto da capital baiana recebe a nota 4,12, em uma escala de 1 a 5, onde 1 é "muito ruim" e 5 é "muito bom”.

Ainda no levantamento foi registrado que Salvador sofreu uma queda da nota média geral atribuída pelos passageirso de -3,4%, em relação a 2018.

A pesquisa

Em relação ao mesmo período do ano passado, a percepção geral de melhora sobre o conjunto dos 20 aeroportos cresceu 13,7%. A pesquisa avalia a experiência dos passageiros de voos domésticos e internacionais em diversos itens de infraestrutura aeroportuária, atendimento e serviços, e monitora o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

Dos 38 indicadores pesquisados, 79% (30) obtiveram média superior a 4 (bom), ficando dentro da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O levantamento serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles, ao elevar os parâmetros de qualidade e explicitar o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços.

Os aeroportos que registraram melhora na avaliação geral, em relação ao 3º trimestre do ano passado, foram os de Florianópolis, com evolução de 9%; o de Belém, 5,7%; e o de Fortaleza, com 4,7% de aumento da nota média dos usuários. Também registraram melhora os aeroportos de Goiânia (+1,7%), Brasília (+1,5%), Vitória (+1,3%), Maceió (+1%), Cuiabá (+0,8%), Campinas (+0,7%), Curitiba (+0,7%), Manaus (+0,5%), Porto Alegre (+0,5%), Rio-Santos Dumont (+0,4%) e São Paulo-Congonhas (+0,1%).

Já os aeroportos com queda da nota média geral atribuída pelos passageiros, em relação a 2018, foram os de Salvador (-3,4%), Recife (-1,8%), Belo Horizonte (-1,3%), Natal (-1,3%), São Paulo-Guarulhos (-1,1%) e Rio-Galeão (-0,4%). 

Confira abaixo o ranking dos 20 principais aeroportos:

Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário - 3º trimestre 2019

Campinas – 4,77

Curitiba – 4,75

Vitória – 4,65

Maceió – 4,56

Confins – 4,55

Goiânia – 4,54

Manaus – 4,53

Brasília – 4,47

Santos Dumont (Rio) – 4,44

Galeão (Rio) – 4,43

Fortaleza – 4,41

Congonhas (São Paulo) – 4,36

Porto Alegre – 4,35

Recife – 4,34

Guarulhos (São Paulo) – 4,34

Natal – 4,33

Cuiabá – 4,27

Belém – 4,23

Florianópolis – 4,17

Salvador – 4,12

Outro lado

Por meio de nota, a Salvador Bahia Airport ressaltou o fato do equipamento ainda ter ficado, mesmo com a redução, acima da nota 4.

Além disso, justificou essa queda com o fato de os três primeiros trimestres do ano de 2019 serem de espaço reduzido no Terminal de Passageiros, por causa de obras e de várias mudanças no fluxo de passageiros.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Concessionária do Aeroporto informa que permaneceu com nota acima de 4, que é a meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), no terceiro trimestre de 2019. Seu desempenho inclusive melhorou em relação ao trimestre passado.

A redução de desempenho no intervalo entre julho e setembro  com relação ao mesmo período do ano passado se deve ao fato de os três primeiros trimestres do ano de 2019 serem de espaço reduzido no Terminal de Passageiros, por conta das obras de modernização, e de várias mudanças no fluxo de passageiros estabelecidas para aumentar a capacidade de acomodação de tráfego do Aeroporto (que passou de 10 para 15 milhões de passageiros ao ano). Com o fim da primeira etapa de obras de modernização e ampliação, em 31 de outubro, a consolidação do novo fluxo, o aumento de ofertas comerciais, a troca do sistema de refrigeração e tantas outras melhorias que estão em fase final de implantação, a tendência é que a percepção do passageiro quanto à experiência de viagem  melhore

Classificação Indicativa: Livre

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