Salvador

Rui assina ordem de serviço para início das obras do VLT do Subúrbio

Manu Dias/GOVBA
Obras terão custo de R$ 2 bilhões e previsão é que todo o sistema esteja em operação no prazo de dois anos  |   Bnews - Divulgação Manu Dias/GOVBA

Publicado em 10/12/2019, às 14h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) assinou, na manhã desta terça-feira (10), a ordem de serviço para início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Com as obras, o antigo Trem do Subúrbio, que liga o bairro da Calçada até Paripe, com 13,5 quilômetros de extensão, dará espaço ao novo modal, que na primeira fase ligará o bairro do Comércio, na Cidade Baixa, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com 19,2 quilômetros de extensão e 21 estações.

Segundo o Governo do Estado, o investimento nas obras foi de R$ 2 bilhões e a previsão é de que todo o sistema esteja em operação no prazo de dois anos, incluindo a fase 2, que ligará a região de São Joaquim até a Estação Acesso Norte do metrô.

A estimativa é que o meio de transporte beneficie 600 mil pessoas, com capacidade para realizar o transporte diário de 172 mil usuários.

A obra será executada pelas empresas Metrogreen e Build Your Dreams (BYD), do consórcio Skyrail Bahia. Na cerimônia de assinatura, realizada na Estação Ferroviária da Calçada, estiveram ao lado do governador autoridades e representantes da empresa.

Durante o evento, Rui ressaltou o potencial do VLT para geração de empregos. ““Além da qualidade de vida para o povo do Subúrbio, vamos abrir para visita dos baianos, brasileiros e turistas, a região mais bonita de Salvador, que é Itapagipe. Vamos trabalhar para que, junto com o VLT, tenhamos a chegada de restaurantes, hotéis, pousadas e obras de construção civil para melhorar a empregabilidade e renda da região. Me sinto orgulhoso para dar dignidade e desenvolvimento ao povo desse local onde eu nasci, cresci e vivi”, disse o governador.

O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Bruno Dauster, também destacou o ganho que o modal representará para os moradores do Subúrbio.

“Com esta ordem de serviço, começaremos toda a parte de mobilização e a preparação de canteiros para o início do processo de construção. Daqui a dois anos, teremos a obra pronta. O Subúrbio Ferroviário necessita de um melhor sistema de transporte que faça essa integração com o Centro e o VLT tem qualidade de primeiro mundo, ar-condicionado, conforto e velocidade. Em 40 minutos, vamos poder sair de Paripe e chegar no metrô, garantindo mais qualidade de vida para toda a população da região", afirmou.

O governador ainda aproveitou a oportunidade para destacar outras obras e ações do Governo do Estado, voltadas para a mobilidade urbana na capital. 

“Esta é a semana da mobilidade. Ontem, autorizei a ampliação do metrô, que vai chegar ao bairro de Cajazeiras, passando por Águas Claras, na região onde será construída a nova rodoviária. Hoje, estamos iniciando o processo para a implantação do VLT e, nesta sexta-feira (13), iremos acompanhar o leilão da ponte Salvador-Itaparica. O consórcio chinês que participará do leilão já apresentou os documentos e a nossas expectativas são as melhores possíveis. Essas três obras juntas vão gerar cerca de 30 mil empregos na capital e na Região Metropolitana, nos próximos quatro anos”, ressaltou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp