Salvador

Projeto promove banho de mar para deficientes físicos em Ondina

Vagner Souza / BNews
Sétima temporada do "Para Praia" permanece até o dia 15 de fevereiro, sempre aos sábados  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 04/01/2020, às 14h37   Léo Souza


FacebookTwitterWhatsApp

A última vez que Sueli Oliveira havia tomado banho de mar foi em 1998, dois anos antes de sofrer um acidente que a tornou cadeirante. "Sempre venho perto [do mar], mas fazer o que fiz hoje é inesquecível", contou a senhora após o banho nas águas da praia de Ondina.

Sueli foi uma das contempladas pelo projeto ‘Para Praia’, que promoveu banhos assistidos para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida na manhã deste sábado (4), na orla de Ondina, em Salvador.

Em cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, o banho é promovido com assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, biomedicina, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de voluntários de outras instituições de ensino.

A ação acontece em praias já estruturadas, a exemplo de Ondina, ou nas escolhidas pela produção, equipadas com pistas e rampas de acessos e banheiros especiais.

A sétima temporada do projeto permanece até o dia 15 de fevereiro, sempre aos sábados. Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, uma das praias da orla de Camaçari, recebe o projeto.

Os banhistas são recebidos com lounges em tendas que protegem do sol, chuveirão para banhos refrescantes de água doce e áreas recreativas para práticas de esportes adaptados. A expectativa dos organizadores é que neste ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia.

Voluntários

Nesta temporada, a seleção dos voluntários ocorreu previamente. Foram realizados seis dias de treinamentos, selecionando 240 pessoas entre 680 inscritos. 

A maioria dos escolhidos é estudante de cursos do ensino superior da Escola Bahiana de Medicina, que apoia o projeto desde a sua primeira edição, além de alunos de outras instituições.

De acordo com a coordenação do ‘Para Praia’, todos participaram de treinamentos técnicos, com orientação de transferência do deficiente físico para as cadeiras anfíbias e sobre segurança e assistência em todos os tipos de banhos, além de informações sobre a infraestrutura do projeto.

Apoio

O Para Praia é apoiado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), e tem também o patrocínio da Braskem e do Salvador Shopping. A Cetrel também apoia o projeto, que tem produção da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp