Salvador

Entrega de kits da prefeitura no Porto da Barra gera reclamações de ambulantes

Vagner Souza/BNews
Ao todo, serão entregues 52 kits para vendedores licenciados pela prefeitura na praia  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 01/02/2020, às 12h25   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A entrega de kits de barraca de praia da prefeitura para vendedores ambulantes, que acontece neste sábado (1º), no Porto da Barra, tem gerado reclamações dos barraqueiros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), ao longo do dia, serão entregues 52 kits para vendedores licenciados pela prefeitura no local.

A principal queixa dos ambulantes é a quantidade de cadeiras do kit - 20 por vendedor. Segundo a Semop, o número obedece a limitação que já é estabelecida no licenciamento.

"A licença deles já determina a quantidade de mesas e cadeiras que eles têm direito. Isso é um estudo do espaço que é feito pra poder liberar as licenças dos barraqueiros. Eles é que estavam com um excesso de mesas e cadeiras promovido por conta própria. Provocado por conta deles mesmo", explica o secretário Felipe Lucas. 

Barraqueira que comercializa no ponto há 40 anos, M. E. P., 61, critica a limitação. "É muito pouco. Aqui, os barraqueiros normalmente tinha 50 cadeiras cada. Dava pra trabalhar direitinho. 20 cadeiras é um grupo que a gente coloca. Você chega com sua família, eu coloco. Boto dois sombreiros. Aí o resto do dia, a gente vai fazer o quê? Vai ganhar dinheiro como? Se a cerveja a gente já não vende... Todo mundo traz sua cerveja. Já tem varias pessoas devendo à prefeitura, e vai piorar. Porque não tem como ganhar dinheiro pra pagar licença, pagar um funcionário... No meu caso, e de muitos aqui, que é todo mundo idoso, não tem como", bradou.

M. S., 62, há 35 anos vendendo no Porto da Barra, conta que, em dias movimentados, chega a alugar 70 cadeiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp