Salvador

Moradores do Corredor da Vitória reclamam de falta de manutenção nas árvores

Paulo M. Azevedo/Bnews
No sábado (18), um delas caiu deixando toda a via interditada  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/Bnews

Publicado em 19/04/2020, às 17h47   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do Corredor da Vitória reclamam que as árvores centenárias que dão identidade à região estão sofrendo pela falta de manutenção, além de ervas daninhas que acabam sugando a seiva dos vegetais. No início da manhã do sábado (18), uma delas caiu em frente ao Museu de Arte da Bahia (MAB) tomando os dois sentido da via e deixando parte das casas sem energia elétrica.

Segundo a advogada Mara Emília Bezerra, moradora da Vitória há 13 anos, as árvores passam por manutenção apenas no período do Carnaval, quando os galhos que se aproximam dos fios elétricos são retirados. Durante a queda no sábado, parte da calçada ficou danificada. Equipes da prefeitura trabalharam durante toda a manhã para cortar e retirar o tronco e galhos que obstruíam a passagem de carros e pedestres.

“Moro aqui há 13 anos e nunca vi nenhum tipo de manutenção. Se você não tira as ervas daninhas, a tendência é que elas sequem e caiam. Por sorte, ninguém passava no momento”, comentou a advogada. 

De acordo com Virgílio Daltro, titular da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), a prefeitura está realizando um trabalho de diagnóstico para identificar as árvores que possivelmente estejam doentes. Algumas delas, inclusive, devem ser retiradas. Ele nega que as árvores não passem por manutenção.  

“Temos um penetrógrafo (para avaliar a condição do solo) e um tomógrafo. Hoje a prefeitura está autorizada a fazer esse tipo de trabalho, um trabalho preventivo. Resolvemos fazer a ação para evitar que os vegetais sofram quedas”, afirmou o secretário. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp