Salvador

Com investimento de quase R$ 4 milhões, Gripário de Bom Jesus dos Passos começa a atender moradores das ilhas

Divulgação
A unidade é voltada para o atendimento exclusivo a pacientes com H1N1, Covid-19 e outros vírus  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/08/2020, às 19h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores das ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paranama que estiverem com sintomas gripais poderão procurar, a partir desta sexta-feira (7), o 5º Gripário voltado para o atendimento exclusivo a pacientes com H1N1, Covid-19 e outros vírus. A unidade, que contou com o investimento de quase R$ 4 milhões, foi inaugurada pela prefeitura de Salvador e funcionará na Ilha de Bom Jesus dos Passos. 

A circulação do vírus na região das ilhas tem sido observada pela administração municipal, que decidiu implantar estratégias de assistência para que a população dessas localidades possa ser acolhida de forma eficiente perto de casa.

Além do gripário, a Secretaria Municipal da Saúde aumentou o número de profissionais que atuam nas Unidades Básicas localizadas nas ilhas, com a inclusão de médico ginecologista e pediatra; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; nutricionista; e psicólogo. Nos feriados e finais de semana, das 19 horas da sexta-feira até às 7 horas da segunda-feira, o atendimento é para os casos de urgência que possam ocorrer na região.  

“Todo esse esforço deflagrado pela prefeitura tem o intuito de garantir que todos os moradores da capital, das regiões mais centrais até as mais periféricas, tenham oportunidade de acesso qualificado à saúde e o resultado disso serão o maior número possível de vidas sendo salvas por conta dessas ações”, afirmou o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates. 

O Gripário da Ilha de Bom Jesus possui cinco leitos, sendo quatro de observação e outro de UTI equipado com respirador e estrutura para estabilização de pacientes com quadro clínico mais graves. Estarão disponíveis serviços como raio X, exames laboratoriais e eletrocardiograma (ECG).

Ao todo, 92 profissionais como médicos plantonistas emergencistas, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de radiologia, dentre outras especialidades, trabalharão em regime de 24 horas, durante os sete dias da semana. Uma ambulância e ambulancha do Samu 192 darão apoio para a transferência de pacientes que precisarem de acolhimento hospitalar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp