Salvador

Salvador registra mais de 55% de cobertura na atenção básica à saúde

Divulgação
Meta inicial era chegar até o final de 2020 com pouco mais de 54%  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/08/2020, às 20h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Salvador subiu, nos últimos sete anos, de 18% para 55,13% dos soteropolitanos assistidos pelos serviços de atenção básica à saúde.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em janeiro de 2013, a cidade ocupava o último lugar em cobertura da saúde primária. Hoje, a capital baiana se tornou o município que mais expandiu o indicador no setor.

De acordo com o titular da SMS, Leo Prates, o motivo do avanço foi a boa capacidade de gestão administrativa/financeira implementada no município, ao mesmo tempo que deflagrou um grande volume de investimento para a construção da rede complementar temporária voltada para o enfrentamento à Covid-19.

“Nossa meta inicial era chegar até o final de 2020 com pouco mais de 54% de cobertura em atenção básica. No entanto, mesmo com o cenário de pandemia, ultrapassamos a marca de 55% da população da capital assistidas pelo setor. Esse é um dado que confirma a grande capacidade administrativa da Prefeitura que conseguiu manter um elevado nível de investimento na ampliação dos serviços prioritários, simultaneamente a alocação de um grande volume de recursos que não estavam previstos por conta do coronavírus”, destacou o gestor.

Até o momento, em 2020, foram investidos mais de R$ 23 milhões pelo executivo municipal para construção de onze novos postos de saúde na cidade. Outras duas unidades básica, nos bairros de San Martim e Jardim das Margaridas, estão em obras e devem ser entregues no primeiro semestre do ano que vem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp