Salvador

Retomada social em Salvador é dividida em três fases e segue até janeiro de 2021

Divulgação
A reabertura de três Creas e a ampliação do funcionamento dos Cras e Centros POP iniciaram a primeira etapa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/08/2020, às 22h01   Redação BNews



Os serviços sociais oferecidos pela prefeitura de Salvador estão sendo retomados gradativamente após a suspensão causada pela pandemia de coronavírus. A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) criou um protocolo para as ações dividido em três fases, que vão de agosto a janeiro de 2021. 

As atividades não poderão voltar de vez para que não haja o risco de aglomeração, de prejudicar o sistema de saúde e para prevenir os trabalhadores e usuários da rede socioassistencial. A primeira fase foi iniciada nesta segunda-feira (17), com a reabertura de dos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em Boca da Mata e Cabula. A unidade do Curuzu deve voltar a funcionar nesta terça-feira (18).

Além desses equipamentos, 28 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os quatro Centros Especializados em População de Rua (Centros Pop) voltaram a atender de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Antes, os Cras estavam em esquema de plantão, três vezes por semana, para evitar aglomerações. 

O Cadastro Único também foi colocado nesta primeira fase e fará novamente os cadastros e atualizações. Serviços para o Bolsa Família, benefícios sociais e eventuais serão marcados, nesse momento inicial, através de agendamento, com os técnicos da Sempre entrando em contato para marcar os atendimentos.  

A segunda etapa será nos meses de outubro e novembro, quando deve ser retomado o funcionamento dos demais Creas (Bonocô, Itacaranha e Fazenda Coutos) e as refeições voltarão a ser servidas nos espaços internos dos restaurantes populares, considerando as normas de segurança.

A última fase, que será entre dezembro e janeiro, está previsto o retorno integral das atividades e de todos os serviços da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Dentre elas estão as atividades de grupo e ações de saúde do trabalhador, as visitas domiciliares eletivas e o atendimento presencial no Centro Dia.

“As ações são graduais e vão atender a uma demanda da cidade de retomada das atividades, priorizando a vida humana”, frisou a secretária da Sempre, Juliana Portela. Ela explicou que o protocolo se baseou indicadores epidemiológicos e obedece às recomendações da Organização Mundial de Saúde, além dos decretos municipais e estaduais. 

Juliana adiantou que “todas as medidas adotadas serão monitoradas continuamente e poderão ser reavaliadas a depender dos impactos da pandemia em Salvador”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp