Salvador

Com mais de 80 interdições desde a reabertura, bares e restaurantes precisam cumprir o horário de fechamento, alerta Sedur

Divulgação
Os estabelecimentos só podem funcionar entre 12h e 23h, sem tempo de tolerância  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/08/2020, às 18h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O desrespeito ao horário de fechamento tem sido a principal causa de interdição de bares e restaurantes de Salvador. Neste fim de semana, o terceiro após o início da fase de retomada dessas atividades, sete estabelecimentos do tipo foram interditados nos bairros de Sussuarana, Vila Rui Barbosa, Ribeira, Caminho de Areia e Liberdade. 

Uma barraca em Campinas de Brotas também foi fechada e seis aglomerações foram dispersadas. Ao todo, a força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou 1.479 vistorias neste sábado e domingo (29 e 30). 

O diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, alertou que o horário de funcionamento de bares e restaurantes é entre 12h e 23h, sem tempo de tolerância. "Algumas pessoas já entenderam e estão cumprindo, mas alguns ainda não cumprem. Não sei se por falta de mais organização em relação à cozinha, sobre o limite de horário para fazer os pedidos, ou por achar que não será pego pela fiscalização. Mas nós estamos fiscalizando e não há tolerância para o desrespeito do horário", afirmou Brandão. 

Ele destaca que o protocolo que estabelece esse horário de funcionamento foi acordado com os empresários para garantir uma reabertura com segurança durante a pandemia. "Se o decreto determina que o estabelecimento tem que estar fechado às 23h, ele precisa estar fechado às 23h, com as atividades encerradas e de portas baixadas", frisou. 

Outro ponto que a Sedur tem observado bastante durante as fiscalizações é o número de pessoas por mesa, já que o limite são seis indivíduos e o órgão tem recebido denúncias com imagens do desrespeito a esta norma. Quem descumprir qualquer regra estabelecida em decreto e for flagrado pela prefeitura terá o estabelecimento interditado. 

Mais regras

A força-tarefa do município fez 22.225 vistorias, 87 interdições, cassou sete alvarás e dispersou oito aglomerações desde o dia 24 de julho. São Marcos, Barris, Rio Vermelho, Barra, Imbuí, Nazaré e Ribeira foram os bairros com maior número de bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares fechados.

As lanchonetes possuem um horário de funcionamento diferenciado, podem abrir de segunda a domingo, das 7h às 16h. Para todos os estabelecimentos abarcados na fase dois, o uso de máscaras é obrigatório e é necessário haver afastamento de dois metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes. A realização de eventos está proibida e o cardápio deve ser digital ou plastificado.

Os guardanapos precisam estar ensacados e o serviço de buffet só ocorre com um funcionário servindo. Rodízios continuam proibidos. O atendimento através de delivery e com retirada do balcão não têmrestrição de horário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp