Salvador

Banhistas ignoram decreto e tomam banho de mar no Porto da Barra; veja fotos

Dinaldo Silva/BNews
A reportagem do BNews fez registros de pessoas tomando banho de mar e praticando atividades físicas na areia   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 03/09/2020, às 13h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de cinco meses depois da interdição da prefeitura, a maior parte das praias de Salvador continua deserta. No entanto, em alguns locais banhistas ignoraram um dos decretos da administração municipal para conter o avanço da Covid-19 e foram à praia na manhã desta quinta-feira (3). A reportagem do BNews fez registros de pessoas tomando banho de mar no Porto da Barra e praticando atividades físicas na areia. 

Veja fotos:

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), responsável pela fiscalização de cumprimento do decreto, cerca de treze pessoas já foram encaminhadas à delegacia por desobedecerem o decreto municipal. Além disso, segundo a GCM, mais de 165 operações já foram realizadas nas praias em conjunto com a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) desde o início da pandemia. Confira  a nota na íntegra:

"Cerca de treze pessoas já foram encaminhadas à delegacia por descumprirem o isolamento social determinado pela Prefeitura e orientado pelas autoridades sanitárias, colocando em risco a própria vida e a dos demais cidadãos.

Para garantir o cumprimento da lei, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) já realizaram mais de 165 operações desde março deste ano. As ações, que são reforçadas nos finais de semana, a exemplo deste sábado e domingo, envolvem orientações para a população e abordagens aos surfistas no mar.

As praias de Itapuã, Piatã, Stella Maris, Rio Vermelho (Buracão), Amaralina, Barra (do Barra Center ao Porto) são as que mais registram circulação de pessoas, principalmente na faixa de areia. Como os registros têm se tornado constantes, a fiscalização foi intensificada através da operação "Tira o Pé da Areia", que conta ainda com a participação de fiscais das secretarias de Ordem Pública (Semop), Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Transalvador. 

Efetivo – Nesse período, o efetivo diário apenas destinado apenas a essa atividade pode chegar a 40 agentes em sábados, domingos e feriados. Os guardas ficam espalhados por toda orla da capital baiana, desde a praia de São Tomé de Paripe até a do Flamengo. Caso seja encontrada alguma pessoa descumprindo o decreto, os profissionais orientam sobre a necessidade de deixar o local", diz a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp