Salvador

Feira de São Joaquim vai passar por desratização para acabar com roedores

Bruno Concha/Secom
Essa mesma estratégia acontecerá em outras localidades que apresentam o perfil mais propício para a infestação de ratos  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom

Publicado em 12/07/2021, às 12h40   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Feira de São Joaquim, em Salvador, vai passar nesta segunda-feira (12) por uma desratização para acabar com os roedores que aproveitam os restos de alimentos do local, que conta com dezenas de boxes de frutas, legumes, ervas, carnes e grãos. 

A prefeitura da cidade, por meio da ação da Secretaria Municipal da Saúde, formou um grupo com 30 profissionais de diversas áreas, entre eles agentes de combate às endemias, biólogos e veterinários para ajudar no combate ao animal que causa a leptospirose. A mobilização acontece a partir das 15h. 

De acordo com a chefe do setor de vigilância e controle das zoonoses, Cristiane Yuki, a ação faz parte das operações especiais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que monitora as principais avenidas, córregos e canais, praias e praças da cidade.

“A Feira de São Joaquim é uma das áreas do município com grande vulnerabilidade para infestação de roedores. Por esse motivo intensificamos a intervenção química para reduzir a população de ratos nessa região e minimizar os riscos de transmissão da leptospirose. Essa mesma estratégia seguirá em outras localidades que apresentam o perfil mais propício para a infestação de roedores”, explicou Cristiane.

A técnica reforçou ainda a importância de a população fazer a sua parte para garantir a redução da infestação dos roedores na cidade. Os cidadãos podem solicitar a visita das equipes do Programa de Controle da Leptospirose através do Fala Salvador 156. Até o início de julho deste ano, foram registrados 16 casos confirmados de leptospirose em Salvador com a ocorrência de um óbito pelo agravo.

“A intervenção química é apenas um paliativo. Mas, o principal fator que contribui para o aparecimento de ratos é a oferta de alimentos e abrigos. Se a população continuar acumulando entulhos, descartando lixos e alimentos de forma inadequada, outros ratos irão aparecer. Recomendamos que os moradores adotem a prática de dispensar os resíduos somente em horários próximos aos da coleta diária”, destacou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp