Salvador

Transalvador estuda implantar velocidade de 60 KM/H em parte da cidade, diz superintendente 

Reprodução/ Youtube
Gestor afirma que a medida não trará congestionamento   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Youtube

Publicado em 13/07/2021, às 10h34   Aline Reis



O superintendente da Transalvador, Marcus Passos anunciou nesta terça-feira (13) em entrevista ao apresentador, José Eduardo, que a Prefeitura estuda implantar a velocidade de 60 KM/H em boa parte das vias da cidade. 

O gestor afirma que a medida não trará congestionamento com a redução da taxa e trouxe o exemplo da Avenida Garibaldi. “Não existe isso de ter mais engarrafamentos, já tem estudos técnicos e a redução de velocidade não está atrelada a causar transtornos na via, pelo contrário, o fluxo de veículos fica bem melhor. Uma ‘Garibaldi da vida’ você não consegue colocar 70 km/h, a não ser no final de semana”, explicou Passos. 

Segundo ele, Salvador é a capital que possui mais intervenções em mobilidade, no caso da Ligação Iguatemi-Paralela, a obra deve durar entre oito meses a um ano e Passos acrescenta que a melhoria desse espaço e de outros virá depois. 

Sobre a questão de adaptar as pistas para reduzir possíveis acidentes, o superintendente destaca que a capital vem adotando um conceito mundial em “devolver aos cidadãos as vias”. “Antigamente as ruas eram pensadas para os veículos, no entanto, isso mudou. Há poucos anos a gente tem realizado intervenções para os atores mais vulneráveis como pedestres e ciclistas, por exemplo com a ampliação de calçadas, estreitamento de vias e redução de velocidades”. 

Passos adiantou que até o final do mês de agosto, Salvador deve chegar a mais um recorde de ciclovia já que 12 quilômetros serão entregues em alguns pontos da cidade. “Em 2013, o município tinha 30 km de ciclofaixas, agora esse índice chega a 300 km, ou seja, fez com que esse meio alternativo se consolidasse para utilização da população”, finalizou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp