Salvador

Ações de proteção à vida promoveram cerca de 160 mil testes rápidos em 2021

Vagner Souza/BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 24/07/2021, às 07h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No sentido de conter o avanço da pandemia e proteger a vida dos soteropolitanos, a Prefeitura realizou medidas de proteção à vida nos bairros com maiores incidências de infecção pela Covid-19 em Salvador. Somente nas ações realizadas em 2021, por exemplo, foram aplicados 158 mil testes rápidos para detecção do vírus e 47 mil pessoas testaram positivo, nas tendas montadas em 16 localidades atendidas.

Encerradas na última sexta-feira (16), as ações integradas envolveram as secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Boca do Rio, Brotas, Fazenda Grande, Lobato, São Caetano e São Marcos foram as localidades com maior incidência de casos.

Para o coordenador das ações, Fábio Mota, esse trabalho foi muito importante no auxílio de combate à pandemia, principalmente para tirar de circulação pessoas que estavam com o vírus. "Estamos interrompendo as ações, porém, se houver necessidade, caso o número de casos de Covid-19 voltem a subir, retomamos", reforçou.

O coordenador das testagens pela SMS, Sérgio Medrado, avalia de forma positiva a iniciativa. “Salvador foi uma das capitais brasileiras que saíram na frente com o uso em massa desse tipo de exame e, graças às medidas acertadas que tomamos, conseguimos identificar e encaminhar de imediato ao isolamento pessoas infectadas. Assim, ajudamos a combater a disseminação do vírus e salvamos mais vidas”, disse.

Postos de saúde – Mesmo sem as ações de proteção à vida, as pessoas podem acessar o serviço de testagem em 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital baiana, distribuídos nos 12 distritos sanitários de Salvador. São eles:

Centro Histórico: UBS 19º Centro de Saúde Pelourinho, UBS Péricles Esteves Cardoso e UBS Santo Antônio.

Itapagipe: USF Joanes Leste, USF São José de Baixo e UBS Ministro Alkimin.

São Caetano/Valéria: USF Nossa Senhora de Guadalupe – Alto do Peru, USF San Martin II, USF Boa Vista do Lobato, USF Lagoa da Paixão e USF Boa Vista São Caetano.

Liberdade: USF Santa Mônica, USF San Martin I e USF IAPI.

Brotas: USF do Candeal Pequeno.

Barra/RioVermelho: USF Ivone Silveira – Calabar e USF Professor Sabino Silva.

Boca Do Rio: UBS César de Araújo e USF Imbuí.

Itapuã: USF Parque São Cristóvão, USF Jardim das Margaridas, USF Vila Verde, USF Ceasa I e II, USF São Cristóvão e USF KM 17.

Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho e UBS Calabetão.

Pau da Lima: UBS Dra. Cecy Andrade, USF Vale do Cambonas, UBS Sete de Abril e USF Canabrava.

Subúrbio Ferroviário: USF de Itacaranha, USF Ilha Amarela, USF Rio Sena, USF São João do Cabrito, USF Bate Coração, USF Estrada da Cocisa, USF Vila Fraternidade e USF Fazenda Coutos I.

Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires,

USF Cajazeiras – Jaguaripe I, USF Cajazeiras XI e USF Fazenda Grande III.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp