Salvador

Fé e admiração unem políticos e anônimos em ato em homenagem à Santa Dulce

Dinaldo Silva/ Bnews
Santuário do Anjo Bom do Brasil abriu as portas nesta sexta (13) para receber fiéis  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ Bnews

Publicado em 13/08/2021, às 10h59   Leo Sousa e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O artista plástico Adilson Guedes, 55 anos, teve o privilégio de conhecer uma santa em vida. Ele sabe que esse é feito de poucos. Nesta sexta-feira (13), quando o Dia Litúrgico de Santa Dulce dos Pobres é celebrado em Salvador, Guedes estava no Santuário do Anjo Bom do Brasil, na Cidade Baixa, para agradecer a existência da baiana que ajudou milhares de conterrâneos em vida e tantos outros após sua partida deste plano.  

“Sou devoto de Santa Dulce, a conheci em vida através do nosso Arcebispo Dom Lucas Moreira Neves, e conheço a história de vínculo, caridade e serviço que ela faz aos que estão mais necessitados. Neste momento de pandemia, temos que dar valor aqueles que estão nos leitos precisando de uma palavra e acolhimento, além dos desempregados que estão passando por uma situação muito ruim, inclusive os artistas, que fazem parte de uma das classes mais penalizadas mundialmente durante a crise. Acredito que ela está intercedendo por nós”, disse o devoto. 

Artista plástico teve o privilégio de conhecer Santa Dulce em vida (Foto: Dinaldo Silva/Bnews)

O dia inteiro será dedicado à Irmã Dulce com celebrações que acontecem até às 16h. A primeira teve início às 8h30 e foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha.

"O dia 13 é especial porque comemoramos a festa litúrgica de Santa Dulce dos Pobres, assim como Santo Antônio é dia 13 de junho. Nesse dia a igreja volta os olhos para o testemunho e exemplo do Anjo Bom da Bahia e do Brasil. Um exemplo de esperança, amor e serviço aos pobres e mais necessitados”, comentou o Frei Giovanni Messias, reitor do Santuário.

Quem também estava presente no ato foi a vice-prefeita da capital baiana Ana Paula Matos. A gestora não esconde a admiração pela santa e, comumente, faz aparições públicas vestida com roupas que estampam o rosto dela. 

“Essa mulher pequenininha, frágil de saúde, que conseguiu transformar um galinheiro em um hospital. Uma obra que se perpetua e faz com que a gente se sinta tocado em fazer mais. Eu tenho dito que cada vez que me aprofundo na história dela, dos bens que ela fez, levo tapas na cara para acordar e pensar que posso fazer mais”, comentou. 

Imagem de Santa Dulce em frente ao Santuário (Foto: Dinaldo Silva/Bnews)

Trezena

O Santuário Santa Dulce dos Pobres vem promovendo uma série de homenagens a Irmã Dulce, a exemplo da trezena em honra ao Anjo Bom que teve início no dia 1º de agosto, e outras celebrações como Bênção das Famílias, o Terço em Honra a Santa Dulce dos Pobres e a Bênção do Santíssimo Sacramento. 

No último domingo (8), “Dia da Providência”, um drive-thru foi montado no estacionamento do Santuário, onde motoristas e demais passageiros receberam uma bênção especial dos frades capuchinhos. 

Irmã Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, em um domingo de céu azul no Vaticano, quando 50 mil pessoas (15 mil brasileiros) lotaram a praça São Pedro para a cerimônia presidida pelo Papa Francisco. A religiosa baiana tornou-se a primeira santa brasileira da nossa época, tendo como data litúrgica o dia 13 de agosto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp