Salvador

Secretário de Educação de Salvador espera concluir ano letivo de 2021 até 29 de dezembro

Dinaldo Silva / BNews
As aulas retornaram em maio deste ano, mas parte da categoria dos professores se recusou voltar às atividades.  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 23/08/2021, às 09h53   Nilson Luiz e João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

Os alunos do ensino municipal de Salvador retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (23) ainda no sistema híbrido de ensino, agora, eles terão apenas quatro meses para concluir o ano letivo. A previsão para a conclusão do calendário escolar é do secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira.

"Esse período de suspensão das aulas causou um prejuízo tremendo às crianças, mais de um ano e meio, elas crescem com a defasagem da idade que têm e o ano escolar. Elas foram aprovadas automaticamente, mas isso não assegura o aprendizado necessário. Teremos que fazer um esforço muito grande com todos os profissionais da educação para resgatar esse período [...] Elas terão horas letivas maiores com aulas na escola e atividades em casa, com isso, a nossa expectativa é concluir o ano letivo até 29 de dezembro deste ano", disse o secretário.

As aulas em Salvador retornaram em maio deste ano, mas parte da categoria dos professores se recusou voltar às atividades. A justificativa foi que muitos educadores não haviam recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A cidade atualmente vacina pessoas com 18 anos ou mais. e Nesta segunda, um novo público foi autorizado a tomar a primeira dose: adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade. 

"Estamos com a expectativa de fazer o retorno definitivo das aulas, ainda que na modalidade semipresencial em que as crianças vêm em dias alternados [...] Apenas um terço dos professores compareceram às salas de aula em maio, e houve uma campanha para que as famílias não mandassem seus filhos alegando que [as escolas] eram ambientes de risco, o que não corresponde a realidade", completou Oliveira. 

Leia também:
Presidente da APLB diz que volta às aulas foi um "fiasco" e que não teme retaliação: "Malvadeza já morreu"

Prefeitura e APLB fecham acordo para volta dos professores às escolas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp