Salvador

ABIH-BA não se posiciona sobre Palácio Rio Branco virar hotel no Centro de Salvador

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/10/2021, às 12h24   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das principais entidades representativas do setor hoteleiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) não se posicionou sobre a possibilidade de transformação do Palácio Rio Branco em hotel, no Centro Antigo de Salvador.

O BNews tentou posicionamento da entidade desde a última sexta-feira (25), pela manhã, mas até a data da publicação desta matéria, a Associação não havia respondido.

Na semana passada, o assunto entrou na pauta de uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Salvador, após o governador em Exercício, Adolfo Menezes (PSD), publicar um decreto que desapropria uma área no entorno do Palácio.

A medida foi alvo de críticas do vereador Orlando Palhinha (DEM), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Salvador nesta quarta-feira (20). "[A venda] do Palácio Rio Branco é um atentado contra a memória do povo baiano", acusou o oposicionista. Conforme o parlamentar, o imóvel pertencente ao Governo do Estado da Bahia é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que proíbe a sua venda.

Em dezembro de 2019, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou que o prédio da antiga sede do Governo da Bahia será concedido à iniciativa privada. Na ocasião, ele afirmou que "a privatização do prédio histórico segue tendência vista em países europeus, nos quais edificações antigas têm se transformado em espaços para uso e atividade econômica".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp