Salvador

Mudanças à vista no trânsito: bloqueio ao Costa Azul e Stiep começam nesta 2ª

Imagem Mudanças à vista no trânsito: bloqueio ao Costa Azul e Stiep começam nesta 2ª
Das 17h às 20h, os motoristas que trafegarem pela Avenida Tancredo Neves já enfrentam as alterações  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/06/2013, às 12h02   Redação Bocão News (@bocaonews)



A partir desta segunda-fdeira (3), as mudanças anunciadas pelo prefeito ACM Neto e o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, começam a ser colocadas em prática. Das 17h às 20h, um bloqueio no acesso aos bairros do Costa Azul e Stiep será feito para quem trafegar pela Avenida Tancredo Neves. De acordo com a Superintendência dee Trãnsito e Transportes de Salvador (Transalvador), o acesso às localidades será feito pela Magalhães Neto através do próximo retorno. Banners espalhados pela região e dez agentes de trânsito espalhados na via reforçarão a informação aos desavisados.

A medida será aplicada somente no horário de pico. Nos finais de semana, quando o trânsito é mais tranquilo, não haverá bloqueio. Já na Alameda dos Ipês, no Horto Florestal, a via terá sentido único, só subindo para Brotas. Hoje é  usada também para ter acesso a Juracy Magalhães. A alternativa será descer pela Rua Santa Luzia. Dentro de 15 dias, segundo a Transalvador, será a vez das alterações no trânsito chegarem ao Centro Histórico. Para ter acesso ao Pelourinho, o condutor terá que entrar pela Rua Chile e sair pela Rua d’Ajuda.

Ainda segundo o órgão, outra em julho será feita outra mudança que envolve o fluxo da Orla, no período da manhã, das 6h às 10h. A ideia é usar uma das pistas no sentido aeroporto para o condutor seguir em direção ao Centro. O trecho da inversão do fluxo tem 4,8 quilômetros e se estende da frente do clube Sesc, em Piatã, até a antiga sede do Clube do Bahia.

Quanto a implantação da quinta faixa na Paralela, o superintendente da Transalvador informa que depende da conclusão de obras de recapeamento. Só depois serão pintadas as faixas com as novas dimensões – serão reduzidas de 3,5 m para 3,0.



As modificações – de curto, médio e longo prazo – atingem as principais ruas e avenidas da capital baiana e serão implantadas antes e após a Copa das Confederações. Neto disse que as modificações propostas já são utilizadas em outras metrópoles e surtiram efeito desejado, mas em Salvador terão caráter experimental, podendo ser canceladas caso não atenda as expectativas da população.

O prefeito anunciou a construção da quinta faixa para os dois sentidos da Av. Luiz Viana (Paralela). Mudanças no sentido do trânsito em vias também foram anunciadas como a Rua Chile - que hoje utiliza o sentido Pelourinho/ Carlos Gomes – e vai ter o sentido invertido. Na Av. Otávio Mangabeira (Orla), em horários de pico, os motoristas deverão utilizar uma faixa do sentido contrário da via como opção para quem vai para a Pituba.

Na Av. Paulo VI (Pituba), sentido Caminho das Árvores, serão utilizadas três faixas da pista, sendo uma exclusiva para ônibus. O sentido contrário será apenas exclusiva para ônibus e todo o fluxo de veículos da via será transferido para a Av. Magalhães Neto. As mudanças também serão feitas na Barra, onde os estacionamentos já foram proibidos ao longo do calçadão.

As intervenções também serão feitos na Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), Rótula do Abacaxi e as demais intervenções deverão ser anunciadas até o dia 10 de junho, às vésperas da Copa das Confederações. Neto também confirmou a construção da passarela em frente a Madeireira Brotas, em Pernambués, ao valor de R$ 3 milhões e a garantia do valor já está garantido.

A Prefeitura também estuda a contratação de empresas para o monitoramento do trânsito de Salvador, que serão credenciadas e treinadas pela Transalvador. A medida prevê o monitoramento em áreas como escolas e onde estejam sendo realizadas obras viárias ou grandes eventos. Essas empresas, no entanto, não terão poder de fiscalização, que continuará sendo feita pela Prefeitura.

Segundo o prefeito, as medidas foram amplamente estudadas pelos técnicos da Transalvador e, algumas serão colocadas em prática em fase de teste, podendo ser reavaliadas caso não se alcancem os objetivos almejados. “Algumas medidas, como a implantação das cinco faixas na Avenida Paralela, que será sinalizada dessa forma após o recapeamento da via, são definitivas, assim como a construção das passarelas na Avenida Tancredo Neves e em frente à Madeireira Brotas. Mas outras, como as que preveem mudanças no fluxo nas Avenidas Joana Angélica e Paulo VI, serão colocadas em prática, mas podendo ser revistas. O que não podemos fazer e ver a situação como está e ficarmos imobilizados”, afirmou.



VEJA AQUI AS MUDANÇAS

Região do Iguatemi – Na Avenida ACM, a Transalvador vai reforçar a sinalização horizontal em frente ao Bradesco, no cruzamento entre a avenida e a Paulo VI, em frente ao Parque da Cidade, Petrobras e Hotel Fiesta, reforçando a proibição de obstrução do cruzamento. A região do entorno também será beneficiada com a construção de duas passarelas: uma na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Shopping Sumaré, com obras já em andamento, e outra em frente à Madeireira Brotas, que custará cerca de R$3 milhões com recursos assegurados. A região também vai receber semáforos inteligentes que vão melhorar a trafegabilidade, especialmente em horários de pico.

Centro – Na Avenida Joana Angélica, a Transalvador vai melhorar a fluidez do tráfego com a implantação de duas faixas de trânsito no sentido do Campo da Pólvora, e uma no sentido da Piedade, medida que será tomada baseada em estudos técnicos sobre o volume de carros que passam diariamente pelo local. Para permitir a mudança, será proibido o estacionamento ao longo da avenida. Ainda no Centro, será feita alteração no tráfego da Rua Chile no sentido Pelourinho, valorizando o acesso ao Centro Histórico.

Avenida Paulo VI e Orla – Será implantado um sentido único para carros e caminhões para quem segue para o Caminhos das Árvores. No sentido inverso, para a orla, será implantada apenas uma via exclusiva para ônibus, mantendo o atendimento dos transportes coletivos na região. Já na Octávio Mangabeira, será colocada uma faixa solidária no contrafluxo no período da manhã, que vai poder ser utilizada por veículos de pequeno porte num trecho de aproximadamente 4,8km entre Piatã e Boca do Rio, no sentido Centro.

Bonocô e Rótula do Abacaxi – Na Avenida Bonocô, a Transalvador vai melhorar a fluidez do tráfego realocando o ponto de ônibus próximo ao acesso à Avenida ACM e BR-324 para o local em frente ao posto Mataripe. A mudança vai permitir que os ônibus parem no ponto sem afetar o fluxo na via principal. Na Rótula do Abacaxi, a Transalvador avalia, junto com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), responsável pelas obras, relocar pontos de ônibus no sentido da Avenida Bonocô.

Estação da Lapa – Está pronto e será encaminhado nos próximos dias para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe a concessão da Estação da Lapa para a iniciativa privada. ACM Neto destacou, na ocasião, que não se trata de privatização. Será aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e a Prefeitura ainda garantirá uma outorga para a empresa vencedora da licitação. Até o procedimento ser finalizado, o local passará por serviços de impermeabilização, drenagem, pintura, reforma dos banheiros, programação visual, entre outras ações que vão melhorar as condições da estação.

Segundo o prefeito, as medidas foram amplamente estudadas pelos técnicos da Transalvador e, algumas serão colocadas em prática em fase de teste, podendo ser reavaliadas caso não se alcancem os objetivos almejados. “Algumas medidas, como a implantação das cinco faixas na Avenida Paralela, que será sinalizada dessa forma após o recapeamento da via, são definitivas, assim como a construção das passarelas na Avenida Tancredo Neves e em frente à Madeireira Brotas. Mas outras, como as que preveem mudanças no fluxo nas Avenidas Joana Angélica e Paulo VI, serão colocadas em prática, mas podendo ser revistas. O que não podemos fazer e ver a situação como está e ficarmos imobilizados”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp