Salvador

Prefeitura apresenta programação do festival da cidade

Imagem Prefeitura apresenta programação do festival da cidade
Moraes Moreira, que ficou de fora do carnaval, Saulo e Luiz Caldas se apresentarão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/03/2014, às 23h01   Alessandro Isabel (Twitter @alesandroisabel)



A segunda edição do Festival da Cidade começa no próximo domingo e segue até o dia 30, trazendo como forte características a diversidade cultural. A programação de eventos foi apresentada nesta quinta-feira durante coletiva na sede da Prefeitura. Os shows começam na sexta-feira, às 19h, na Praça Cayru (Mercado Modelo), com a apresentação de Moraes Moreira. Logo após, Saulo entra no palco com Luiz Caldas. Em Cajazeiras, as atrações serão os filhos de Bell, Oito7Nove4 e Leo Santana, sem Parangolé.

No sábado, dia em que a cidade completa 465 anos, a banda Cheiro de Amor, sem Alinne Rosa, recebe convidados no Dique do Tororó, onde gravará seu novo DVD. Ainda no sábado, Cajazeiras receberá as banda Adão Negro, Cascadura e Marcelo Nova. Para fechar a programação musical e a comemoração do aniversário da cidade, no domingo, a partir dad 10h30, a banda Vitrola Baiana se apresenta no Dique a partir das 17h. Na Praça Cairu a população vai poder curtir os shows do Malê Debalê, Durval Lelys e Bell Marques. O investimento é de R$ 1 milhão, segundo Neto. O valor é oriundo da parceria da prefeitura com as cervejarias no Carnaval.

Outro destaque da programação será a volta dos cordelistas à Praça Cayru. Um palco móvel será montado e doado pela Prefeitura, na segunda-feira (24), para que os artistas de rua possam voltar a se apresentar no local e vender suas criações. Durante toda a semana, sempre uma dupla de cordelistas vai se apresentar, das 12h às 13h, realizando um Festival de Cordel, comandado por Bule-Bule.
Teatro, cinema, literatura, dança e música são outros atrativos do evento, que terá sua abertura domingo, com uma programação infantil na Rua de Lazer da Barra, tendo a participação da Turma do Barrinha e uma minifazenda. Já no Dique, haverá uma apresentação do Movimento Alavontê, num minitrio, com saída e chegada no restaurante A Porteira. Daí em diante, todos os dias têm atrações em diversos pontos, como o Stand Up Kombi, um veículo plotado que vai parar em vários locais para servir de palco para apresentações hilariantes. Por fim, o Passeio Ciclístico com Performance Teatral sairá do Campo Grande no domingo (30) acompanhado de artistas que vão se apresentando ao longo do percurso.
Ainda no domingo, as comemorações invadirão a Arena Fonte Nova, durante o clássico Ba-Vi, quando torcida e jogadores farão uma homenagem à cidade. À noite, no mesmo dia, o cinema e o teatro tomam contam da grade do Festival, com a apresentação da Leitura Dramática de Antígona, de Aninha Franco, no Palacete das Artes, na Graça, às 20h, e a primeira noite do Cinema na Praça, às 19h, no Largo Dois de Julho, com o filme Bahia de Todos os Santos, de Trigueirinho Neto.
Na programação do Festival ainda cabem debates, apresentações teatrais ao ar livre para comemorar o Dia Mundial do Teatro, intervenções urbanas e mais cinema. Uma das maiores expectativas gira em torno das apresentações do espetáculo Compadre de Ogum, versão da obra do escritor baiano Jorge Amado, adaptada e dirigida por Edvard Passos, que seguirá de segunda (24) a domingo (31), na Igreja de Santana, no Rio Vermelho. Também é bastante aguardada a primeira encenação ao ar livre da peça A Bofetada, no Farol da Barra, na quinta-feira (27), às 19h. Segundo o presidente da FGM, “o Festival tem a vantagem de criar novas opções artísticas para a cidade e para a população".
Alguns espaços da cidade ganharão um colorido especial. Locais de grande visibilidade foram escolhidos pela Prefeitura para ganhar novos contornos, através dos artistas do grafite. Durante toda a semana, grafiteiros estarão espalhados em pontos da cidade levando sua arte para os olhos de todos. Uma das escadarias da Estação da Lapa será o primeiro painel a mudar de cor, pelas mãos dos artistas do Museu de Street Art de Salvador (Musas). A sétima arte estará presente no Festival com o Projeto da FGM Cinema na Praça. Filmes com temáticas locais, dirigidos por cineastas baianos, serão exibidos de domingo (23) a quinta-feira (27), em diversos bairros. 

Fotos: Gilberto Júnior | Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp