Salvador

Ônibus em Salvador serão mais novos, terão sistema de ventilação e GPS

Imagem Ônibus em Salvador serão mais novos, terão sistema de ventilação e GPS
Veja as regras da licitação que foi publicada hoje (3), pela prefeitura  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/04/2014, às 07h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp



A prefeitura publicou hoje o aviso de licitação para o transporte público em Salvador. Elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), o edital prevê a exploração dos serviços de transporte público da capital, feitos por ônibus.
Entre as mudanças previstas no serviço estão a diminuição da idade da frota, de 10 para 3,5 anos, até 2016. “Essa será uma das médias de idade mais baixas do país, eliminando um dos principais pontos de insatisfação dos passageiros”, assinala o secretário José Carlos Aleluia. Foi o último ato dele antes de deixar o cargo.

As linhas passarão por reordenamento para reduzir o tempo de viagem e aumentar a frequência de ônibus nos pontos e terminais. Sobre o nível de conforto, ainda não é desta vez que o ar condicionado será obrigatório, mas está previsto um sistema de ventilação. Aleluia destaca ainda que os veículos a serem incorporados à frota serão adaptados para utilização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de possuírem motorização padrão Euro V, o que reduz a emissão de gases poluentes.
Inovação
A adoção do sistema de monitoramento da frota, realizado em tempo real por meio de GPS, vai permitir controlar com mais rigor a operação das linhas de acordo com a demanda de passageiros, eliminando baixa frequência. O rastreamento será feito por câmeras e moderna tecnologia embarcada, permitindo o acompanhamento pelo Centro de Controle de Operações da Prefeitura (CCO) e dos concessionários.
Concessão
O prazo de exploração dos serviços é de 25 anos, sem renovação, pela empresa que apresentar o maior valor de outorga. Os recursos do pagamento da outorga vão ser reinvestidos em transporte público e na infraestrutura de mobilidade..
 A tarifa inicial é de R$ 2,80 com previsão de reajuste anual, com base na variação no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro reajuste deverá ocorrer somente em janeiro de 2015.
Informação
Pelo edital, as concessionárias terão que prestar informações via painéis de mensagens, sobre os horários de passagem dos ônibus em tempo real nos terminais, estações e pontos de parada. A consulta sobre linhas e horários de ônibus pelo usuário poderá ser feita também pelo celular via SMS.
Os ônibus serão dotados ainda de painéis digitais com informações de linhas e trajetos, complementando o painel dianteiro. Será também criado um serviço de call center para prestar informações e receber reclamações, por telefone.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp