Salvador

Com possível candidatura de Vitor Bonfim, clima da base do governo fica instável

Brumado Notícias
João Bonfim teria acordado com colegas que quando da votação da indicação ao TCE, não levaria a postulação do “herdeiro” adiante   |   Bnews - Divulgação Brumado Notícias

Publicado em 11/06/2014, às 07h34   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O clima na base aliada do governador Jaques Wagner (PT) voltou a ficar instável após os indícios de que o filho de João Bonfim, Vitor Bonfim (PDT), será candidato a deputado estadual.
Nesta terça-feira (10) chegou à reportagem do Bocão News a informação de que o diretório estadual do PDT, além dos prefeitos ligados ao parlamentar nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no dia 28 de maio, estão determinados a bancar a candidatura de Vitor.
O problema é que o próprio João Bonfim acordou com colegas de bancada, quando da votação da indicação ao TCE, que não levaria a postulação do “herdeiro” político adiante. Contudo, as circunstâncias mudaram e a candidatura está muito perto de ser concretizada.

Foto: Brumado Notícias
O mal-estar na base é visível e, embora não digam publicamente, Ivana Bastos (PSD), Paulo Câmera, além de outros três ou quatro deputados espernearam e estão dispostos a levar o assunto para o governador decidir.
Em conversa com este site, João Bonfim preferiu amenizar a situação e disse que não tem nada a ver com isso. Ele vai se desfiliar do partido, renunciar ao mandato de deputado e assumir a cadeira no órgão de controle externo.  A posse está marcada para o dia 18 de julho.
No entanto, sabe-se que o parlamentar é caracterizado por um voto distrital. Ele é votado na região de Guanambi, Brumado, Bom Jesus da Lapa e Caetité. Por lá, seria difícil transferir votos para candidatos como Paulo Câmera, que não tem relação com esses municípios.
No caso de Ivana, o problema não é a região, é o partido. O PDT perderia a possibilidade de ter um deputado eleito daqueles territórios para dar espaço a uma  legenda aliada, mas perderia a vaga.

Publicada no dia 10 de junho de 2014, às 18h34

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp