Salvador

Bebeto critica falta de políticas públicas para o cacau

Reprodução / Portal de Notícias
“É mais nociva que a vassoura de bruxa”, dispara  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Portal de Notícias

Publicado em 13/09/2014, às 14h52   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato a deputado federal, Bebeto Galvão (PSB), avalia que a falta de políticas públicas em defesa da lavoura cacaueira está sendo ainda mais nociva do que a própria praga da vassoura de bruxa.

“Graças ao esforço concentrado dos produtores e dos técnicos da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), foi possível encontrar a fórmula para vencer a crise da vassoura, que é através da clonagem que gera frutos resistentes à praga e são de excelentes produtividades. Portanto, todos já sabem o caminho para vencer a crise. Mas
isso não vai para a prática, pois com a falta de incentivo público, os pequenos produtores não conseguem ter acesso a essa tecnologia”, avalia Bebeto.

Além disso, Bebeto acrescenta que a Ceplac é um órgão que precisa de uma atenção mais expressiva dos governos. “Para se ter uma idéia, a Ceplac não tem nem personalidade jurídica. É preciso resolver isso o mais rápido possível. Outra coisa urgente é que a Ceplac não realiza concurso público há mais de 30 anos e isso é necessário”.

O baiano finaliza dizendo que a produção de cacau na Bahia já chegou a atingir a marca de 400 mil toneladas do produto por ano na década de 80 e chegou a gerar U$ 1 bilhão de receita para o estado, um valor que representou mais de 70% de toda exportação da Bahia.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp