Salvador

Ambulantes denunciam suposto descaso de SineBahia em cadastramento de profissionais

Imagem Ambulantes denunciam suposto descaso de SineBahia em cadastramento de profissionais
SineBahia enviou negativa de cadastramentos apenas um dia antes de começar o São João no Parque de Exposições  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/06/2023, às 11h21 - Atualizado às 12h09   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio a confusão da fila quilométrica dos vendedores ambulantes em frente ao Parque de Exposições, onde acontece o São João de Salvador 2023, a partir desta quinta-feira (22), um grupo de trabalhadores procurou a equipe do BNews para denunciar o suposto descaso do SineBahia no cadastramento dos vendedores.

De acordo com os denunciantes, nos dias 1° e 2 de junho foi liberado, junto ao SineBahia, o recadastramento presencial de ambulantes que já trabalharam no São João de 2022. Dia 3 de junho houve a liberação para novos cadastrados. Para eles, a garantia era de que estavam cadastrados e trabalhariam normalmente no Parque de Exposições.

"Os ambulantes ficaram o mês inteiro esperando o retorno se tiveram cadastro aceito ou não. Somente ontem de manhã, quarta-feira (21), o SineBahia disparou mensagens de WhatsApp indicando uma posição aos ambulantes. Isso é um descaso", disse o vendedor ambulante Fábio Santos, de 30 anos.

Ao BNews, Fábio explicou que criou um grupo online com cerca de 20 pessoas e todas elas receberam a mesma mensagem somente ontem. O denunciante afirma que pelo seu conhecimento, pelo menos mais outras 50 pessoas estão passando pela mesma situação.

A principal reclamação é pela falta de retorno dos órgãos responsáveis. Segundo os ambulantes, nem o SineBahia ou o Bahiatursa deram uma posição prévia para os trabalhadores. Há quem investiu R$ 6 mil para fazer as vendas durante os festejos juninos, mas recebeu a negativa do SineBahia como um baque em cima da hora.

A mensagem emitida por um número identificado com sendo do órgão informa que irá entrar em contato em caso da desistência de algum outro trabalhador. "Informamos que você não foi contemplado nesta 1ª etapa do São João do Parque de Exposições 2023. Caso haja alguma desistência entraremos em contato. Agradecemos a participação. Equipe SineBahia em parceria com a Bahiatursa", diz o comunicado enviado por aplicativo de mensagem na manhã da última quarta-feira (21).

O grupo de ambulantes que denunciam o órgão público estava na fila em frente ao Parque de Exposições desde às 7h desta quinta-feira (22), e se negou a deixar o local sem a garantia de que irão trabalhar no São João dentro do evento.

A equipe de reportagem tentou contato com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo da Bahia, órgão que realiza o serviço do SineBahia, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp