Salvador

Concessionária não dá suporte para cliente que comprou dois carros que apresentaram o mesmo problema; entenda

Reprodução / Google Street View
Segundo o cliente, se trata de um problema apresentado no modelo Discovery Sport da Land Rover em todo o país, mas marca não fez recall  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Google Street View
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

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Publicado em 17/01/2023, às 05h30 - Atualizado às 06h00


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É natural que ao comprar um bem durável, principalmente quando ele custa caro, o cliente tenha o chamado “pós-venda”; um atendimento para suprir possíveis problemas oriundos de falhas de sistema, por exemplo. Foi isso que João Alfredo esperava ter ao comprar duas Discovery Sport em 2018, 0 km, da marca Land Rover, junto a Concessionária Way, em Salvador. Os dois carros têm valor médio de R$ 200 mil, cada. 

 “O primeiro problema, em um dos carros, ocorreu após rodar 42 mil km. Deu pane no turbo compressor, estourando a turbina e consequentemente batendo o motor. Procurei a concessionária, como estava dentro da garantia, o veículo foi trocado”, contou o cliente que teve uma nova surpresa pouco tempo depois, já com o outro carro.

“Com 102 mil km e um pouco mais de três anos de uso o outro veículo apresentou o mesmo problema. Dessa vez a loja alegou que a garantia era só até 90 km e até já faz um ano que o carro está no pátio deles sem que esse problema seja resolvido”, explicou João.

Apesar da garantia não cobrir o defeito, se pensarmos no tempo uso, se trata, segundo João, de um problema recorrente, que poderia ter sido sanado com um recall promovido pelo fabricante.

“Fomos surpreendidos ao tomar conhecimento que não éramos os primeiros usuários a ter a turbina estourada logo após o vencimento da garantia, e sim que outros veículos aqui em Salvador, já tinham passado pela mesma situação conforme comentário do mecânico, no atendimento”, revelou o cliente.

Mesmo levando essa informação para a gerência da concessionária, João não conseguiu resolver a situação. “Fomos informados que não seria dado qualquer garantia e tão somente um desconto de 20% nas peças, que após a substituição da turbina, que custaria três vezes mais que o valor praticado no mercado com peças originais (R$ 62 mil), seria feito um novo teste para avaliar a necessidade de substituição ou não do motor”, contou João, ao explicar que, se necessário a troca teria que desembolsar mais R$ 120 mil.

O valor exorbitante parece ser o praticado em diversas situações pela concessionária, visto que o BNews já recebeu uma denúncia onde um outro cliente, que preferiu não se identificar, relatando uma situação similar. Neste caso, o homem também possuí um Discorvery, só que ano 2012, com preço atual de R$ 110 mil. Recebeu um orçamento de R$ 211,939,83 para consertassem avarias no motor e vazamento de óleo.

“O que vemos é um total desinteresse e desrespeito pelo direito do consumidor, com um descaso no pós-venda aqui no Brasil”, lamenta João, ao citar que esse tem sido um problema apresentado por cliente de todo território nacional. Em tempo, ele acionou a Justiça para tentar resolver o problema.

A reportagem do BNews entrou em contato com a gerencia da Concessionária Box Comércio de Veículos na última sexta-feira (13), onde fomos informados que um posicionamento seria dado na segunda, dia 16. Entretanto, além de não enviar uma resposta, a gerência não mais respondeu aos contatos feitos pela Redação.

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