Salvador

Curadores de espaços da Bienal do Livro Bahia 2024 revelam novidades para a nova edição do evento

Reprodução/BNews
Bienal do Livro Bahia 2024 acontece entre os dias 26 de abril e 1 de maio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BNews

Publicado em 26/03/2024, às 19h22   Alex Torres e Victória Valentina



Nesta terça-feira (26), a cidade de Salvador sedia o evento de lançamento da Bienal do Livro Bahia 2024, no restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho. Na ocasião, serão apresentadas as programações completas dos três espaços do evento - Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil - além das novidades da edição que acontece entre os dias 26 de abril e 1 de maio.

Em conversa com o BNews, Josélia Aguiar, curadora do espaço Café Literário, falou sobre as novidades que o público pode esperar. Segundo ela, o espaço, que tinha capacidade para 200 pessoas no último ano, abrigará 300 em 2024. "Sempre tivemos autores baianos participando das mesas, dessa vez a gente aprofundou o pensamento sobre a Bahia, a ideia de Bahia, com essa ideia de as histórias que a Bahia conta. Vai passar por vários ângulos, várias histórias, vários momentos da história da cultura baiana, então a gente tem artistas e autores de todas as linguagens, artes visuais, música, teatro, cinema, além da própria literatura e das humanidades em geral", explicou.

Já Mira Silva, que comanda o Espaço Infantil pela segunda vez, explicou a escolha do tema para este ano e enalteceu a importância da literatura para as crianças. "Esse ano a gente trouxe um tema chamado Janelas Encantadas. Pensamos nas possibilidades de janelas que os livros abrem. Quando você começa a ler um livro, eles abrem milhares de janelas. E a gente quis chamar a atenção para as crianças olharem para as suas próprias janelas. Se você perguntar uma criança o que é que tem na sua janela, ela possivelmente vai te dar respostas inusitadas. De coisas que ela descobre, de coisas que ela vê, que ela leem nos livros. Então, o espaço é um espaço dedicado, especialmente pensado para a infância, para as crianças. É onde as crianças vão poder encontrar o autor delas, vão poder brincar, vão poder desenhar, vão poder criar, vão ser crianças de fato", disse.

Schneider Carpegiani, curador do Arena Jovem, explicou que seu espaço será um local para discutir algumas questões que estão em evidência no Brasil. "A gente vai ter uma mesa com a historiadora Louise Starlin discutindo sobre os 60 anos do golpe. A gente vai ter Daniela Mercury falando dos 40 anos da carreira dela, um nome fundamental para a gente pensar uma ideia da Bahia, do Brasil. A gente vai ter mesas sobre a relação entre literatura e religiosidade também. E também alguns principais nomes da literatura infantil e juvenil no Brasil, como Paula Pimenta, Thalita Rebouças, o Pedro Ruas. Vai ter uma mesa só sobre o 'Heartstopper', que é uma febre", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp