Salvador

Trabalhadores da saúde protestam contra atraso de salário em frente ao HGE

Samyle Fonseca / BNews
Profissionais da saúde protestam contra atraso de salário que perdura por seis meses  |   Bnews - Divulgação Samyle Fonseca / BNews

Publicado em 24/01/2024, às 09h22 - Atualizado em 25/01/2024, às 00h00   Samyle Fonsena e Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Profissionais da área da saúde realizam, na manhã desta quarta-feira (24), uma manifestação nas imediações do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, por atraso nos vencimentos. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista ao BNews, Vinícius Chagas, diretor jurídico do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), o último salário que deveria ter sido pago até o quinto dia útil deste mês, ainda não foi pago. 

Já estamos no 24º dia do mês e, até agora, os trabalhadores do ramo da saúde não foram pagos no Hospital Geral do Estado. Sabemos que a empresa responsável é a IGH (Instituto de Gestão e Humanização), e ela já pagou alguns funcionários, mas não todos”, destaca o diretor jurídico. 

Para a fonoaudióloga Adriana Lemos, desde fevereiro de 2023, os atrasos no pagamento do salário têm sido recorrentes. 

“Estamos com eles [IGH] desde 2019. Nos dois primeiros anos, não havia atraso, mas a partir do ano passado, começamos a ter atrasos recorrentes. De março de 2023 para cá, não temos data para receber esse dinheiro”, afirma a fonoaudióloga. 

Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu sindicância na última terça-feira (23) contra o IGH para apurar as denúncias de irregularidades no cumprimento das obrigações trabalhistas e acordos com as categorias do setor saúde, em especial, o grupo de enfermagem.

Em nota enviada para reportagem, o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) informou que "acordou junto à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) o crédito das faturas de contrato na tarde desta terça, portanto, a compensação da ordem bancária, cujo tempo previsto são de 48 horas, acontecerá até a tarde desta quinta-feira (25)" [leia a íntegra da nota ao fim da publicação].  

Confira os relatos dos manifestantes no Sete da Matina desta quarta-feira (24), na BNewsTV abaixo: 

Leia a íntegra da nota enviada pelo IGH: 
O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) esclarece que se reuniu com o presidente do SEEB na última segunda-feira (22/1) para quitar todas as pendências e encaminhar todas as demandas abordadas pela categoria. 
Com total entendimento de reafirmar o compromisso com os colaboradores da unidade de saúde referida, o IGH acordou junto à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) o crédito das faturas de contrato na tarde desta terça (23), portanto, a compensação da ordem bancária, cujo tempo previsto são de 48 horas, acontecerá até a tarde desta quinta-feira (25).  
Vale salientar que o IGH preza pela lisura nas obrigações contratuais, respeita as manifestações por direito dos trabalhadores e mantém o reconhecimento a uma categoria fundamental para os trabalhos dentro das estruturas organizacionais das unidades de saúde administradas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp