Salvador

Feira de serviços para mulher lota, governador esclarece atendimento e cita prefeitos

Paulo M. Azevedo / BNews
Diversos serviços de saúde e cidadania são oferecidos na Feira Março Mulher  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 08/03/2023, às 09h42 - Atualizado às 10h00   Com informações do repórter Vinicius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira (8), que todas as mulheres que aguardam nas filas na Feira Março Mulher serão atendidas. O evento acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador, e centenas de mulheres buscam serviços diversos de saúde e cidadania. A ação segue até sábado (11), com expectativa de realizar mais de 21 mil atendimentos.

“Todas que vieram para esse mutirão serão atendidas. Agora, é fazer triagem para saber como a gente faz [para onde encaminha]. Sobre as caravanas que estão vindo do interior, já encomendei para secretária [de Saúde, Roberta Santana,] um levantamento da realidade porque elas vieram de tão longe”, disse o chefe do Executivo Estadual em coletiva para imprensa.

O gestor estadual ainda destacou que pretende “reduzir o número de mulheres reguladas” que buscarem o serviço na Feira. Na ocasião, o governador reconheceu que há uma demanda reprimida, mas acrescentou que “não vai culpar nenhum prefeito”. Além disso, destacou que vai buscar parcerias com prefeituras para que os serviços da feira sejam levados para os municípios do interior da Bahia.

O evento é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). 

Durante os quatro dias de Feira, o Hospital da Mulher disponibiliza atendimentos médicos nas especialidades de mastologia, ginecologia e nutrição. As mulheres que comparecerem podem realizar consultas com cirurgião geral e realizar exames, como preventivo; ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma; raio-x; mamografia em mulheres de 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e testes rápidos para ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite). Para acessar os atendimentos é necessário levar RG, cartão do SUS e requisição médica, para o caso de ultrassonografia.

As mulheres terão acesso também a procedimentos odontológicos com tratamento de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana. Ainda estão disponíveis consultas e exames oftalmológicos com distribuição de óculos para o público a partir dos sete anos; rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos; e capsulotomia por Yag Laser, um tipo de procedimento que remove opacidades da cápsula posterior do cristalino.

Empoderamento financeiro e educação

Ainda na Feira Março Mulher, foi montado um espaço voltado para o fortalecimento econômico de empreendedoras negras e indígenas, com a realização da Feira de Empreendimentos que conta com a presença de 20 expositoras, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Na perspectiva do combate ao racismo, são oferecidos serviços de orientação e momentos de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde de mulheres negras e indígenas.

A Secretaria da Educação do Estado também participa da Feira Março Mulher com a divulgação de vários programas e cursos técnicos que trarão grandes oportunidades para as mulheres, entre eles o Programa de Certificação CPA Digital, que possibilita o atendimento de adolescentes, jovens, adultos e idosos, a partir de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio, aumentando o nível da escolaridade da população baiana.

Feira de Agricultura Familiar
A Vila da Agricultura Familiar, também montada no evento na Fonte Nova, é uma feira organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com o objetivo de apresentar e comercializar os produtos dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp