Salvador

Lembra delas? Salvador tinha 18 empresas de ônibus antes do "Integra"; confira

Daniel Brito/Arquivo Pessoal
O BNews relembra a vida do passageiro de ônibus na capital baiana antes da era "contemporânea" e do metrô  |   Bnews - Divulgação Daniel Brito/Arquivo Pessoal
Daniel Brito

por Daniel Brito

[email protected]

Publicado em 26/03/2023, às 06h30


FacebookTwitterWhatsApp

O ano era 2014. Após uma longa era onde muitas empresas operaram no sistema de ônibus de Salvador, uma licitação promovida pela Prefeitura formou concessionárias, que passariam a transportar milhões de passageiros por ano na capital baiana.

As 18 empresas de ônibus que a cidade tinha foram transformadas em apenas três consórcios: Plataforma, OT Trans e Salvador Norte, esta última que encerrou suas operações em 2021 em meio a uma forte crise que cumlinou na intervenção municipal em sua administração.

Antes de 2015, quando o sistema passou a operar, era comum os soteropolitanos dizerem: "vou pegar o buzu da BTU", "aquela linha é da Barramar", "garagem da Rio Vermelho", além de outras expressões que remetessem às empresas detentoras das permissões.

BNews faz uma rápida viagem no tempo e relembra para você, passageiro, com imagens, algumas cores dos ônibus que existiam na capital baiana até pelo menos abril de 2014

Axé

Quem morava em bairros como Pirajá, Marechal Rondon e São Caetano com certeza lembra das cores amarelas da Axé. A empresa operava em diversas linhas da região, como Pirajá x Barra e Marechal Rondon x Brotas, por exemplo. Mas ela era conhecida também por rodar no Estação Pirajá x Barra 3, linha de alta demanda.

Axé
Ônibus da Axé (Foto: Daniel Brito/Arquivo Pessoal)

Barramar

Era impossível passar na Estação Pirajá e não ver um ônibus da Barramar. Afinal, a maioria das linhas que partia do terminal era operada por ela. Quem nunca pegou um Estação Pirajá x Barra 1, Estação Pirajá x Barra 2, Estação Pirajá x Pituba, Estação Pirajá x Bonfim, entre outros?

Mas a Barramar também tinha operação em outros bairros. Quem nunca pegou um Conjunto Pirajá x Engenho Velho da Federação lotado na Praça da Piedade para descer em Nazaré ou em São Caetano? A empresa, no entanto, encerrou suas operações em maio de 2014, antes do resultado da licitação do sistema de transporte de Salvador que escolheu as concessionárias.

Barramar
Ônibus da Barramar (Foto: Daniel Brito/Arquivo Pessoal)

BTU

Andar de ônibus na capital baiana sem pegar um ônibus da BTU era impossível. E reconhecer à distância também era fácil. Afinal, era a única empresa que não tinha pintura branca nos veículos. Seja na Boca do Rio, na Boa Vista de São Caetano, na Estação Mussurunga, em Brotas, na Ribeira, no Lobato, ela estava lá.

BTU
Ônibus da BTU (Foto: Daniel Brito/Arquivo Pessoal)

Praia Grande

Circular pelo subúrbio de Salvador sem ver um ônibus com pintura amarela era impossível. Afinal, era de lá que a maioria absoluta dos ônibus da Praia Grande saía. A empresa dividia, junto com a Boa Viagem, a operação da maior parte das linhas da região. Quem nunca pegou um Mirantes de Periperi lotado?

Praia Grande
Ônibus da Praia Grande (Foto: Daniel Brito/Arquivo Pessoal)

Verdemar

Nos últimos anos, o "verde" só estava literalmente no nome. Ainda assim, era possível reconhecer um ônibus da Verdemar. A empresa mantinha suas operações em diversos bairros da capital baiana, como Santa Cruz, Sete de Abril, Vale das Pedrinhas, além de rodar nos famosíssimos Rodoviária Circular A e Rodoviária Circular B.

Verdemar
Ônibus da Verdemar (Foto: Daniel Brito/Arquivo Pessoal)

Relembre todas as empresas de ônibus que Salvador tinha antes do Integra:

Axé
BTU
Central
Ondina
Verdemar
Rio Vermelho
Boa Viagem
Praia Grande
Barramar
São Cristóvão
Modelo
Expresso Vitória
Transol
Capital
Tropical
Joevanza

União 

Vitral

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp