Salvador

Moradores sofrem ‘ilhados’ após alagamento no Parque São Cristóvão; Estado e Prefeitura se manifestam

Pietro Baddini/BNEWS
Barragem enfrenta elevado nível de água que gera o alagamento  |   Bnews - Divulgação Pietro Baddini/BNEWS

Publicado em 10/04/2024, às 09h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Parte dos moradores do Parque São Cristóvão, em Salvador, enfrentam pelo quarto dia seguido com as consequências negativas após o temporal que atingiu a capital baiana. Residentes na Rua Norte 1 e 2, além da comunidade do Cassange, relataram que o acúmulo de água invadiu casas, deixou móveis estragados.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Nos momentos em que a barragem Joanes II, situada entre as cidades de Dias D'Ávila, Camaçari e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem o nível da água elevado, a situação fica ainda mais delicada. Segundo os moradores, a barragem do rio Ipitanga transborda e afeta rios da região e um canal que fica próximo à Rua Norte 2.

Ele alegam também que a execução da obra da macrodrenagem do Rio Ipitanga, feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) nos trechos que abarcam os bairros afetados por alagamentos, não está mostrando qualquer resultado.

Novamente questionada pelo BNews, a Embasa reiterou que o alagamento de parte da localidade de Cassange/ São Cristóvão reflete o grande volume de chuvas oriundo da bacia do rio Ipitanga.

A empresa ressalta ainda que não é possível cravar a situação favorável das condições meteorológicas de modo a represar o volume de água. “A Embasa segue monitorando os volumes precipitados, mas ainda não é possível precisar o tempo necessário para que as condições meteorológicas permitam que a barragem de Ipitanga I possa represar de forma integral o volume de água que chega com as fortes chuvas”, destacou.

Já a Conder pontuou que o sistema de drenagem instalado ameniza os alagamentos, porém a eficácia depende da limpeza e manutenção das calhas dos rios e canais de drenagem.

Foto: Pietro Baddini/BNews
Moradores do Parque São Cristóvão enfrentam quarto dia de alagamentos. Foto: Pietro Baddini/BNews

“É importante ressaltar que o sistema de drenagem instalado pela Conder vem amenizando os alagamentos na região onde foi instalado, mas deve ter constante manutenção para seu bom funcionamento. A limpeza e manutenção das calhas dos rios e canais de drenagem são de responsabilidade dos órgãos municipais e fundamentais para que o escoamento das águas pluviais seja realizado sem intercorrências”, detalhou.

Prefeitura e Governo

Por meio de nota ao BNews, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) garantiu a elaboração de projetos que contemplem duas sub-bacias com contribuição para o Rio Ipitanga, de modo a realizar intervenções para melhorias na Rua Bahia de São Cristóvão e adjacências, com implantação de rede de drenagem pluvial, além de soluções para a Rua Gabino Kruschewsky e vias transversais.

“As soluções abrangem 35% da bacia do Parque São Cristóvão, têm orçamento previsto de cerca de R$ 10 milhões e estão em fase de captação de recursos. Além disso, esclarecemos que, para garantir a eficácia de todas as intervenções propostas na área, é essencial o bom funcionamento da macrodrenagem do Rio Ipitanga que está com obras do Governo do Estado”, reforça o órgão por meio de nota.

Ainda conforme a pasta, a Prefeitura de Salvador vistoriou junto a diversos órgãos o local para providências quanto à limpeza imediata do canal, estudos de macrodrenagem, desapropriação de casas construídas irregularmente sobre o canal, além de auxílio para as famílias atingidas pelas chuvas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp