Salvador

São João no Pelô: População destaca segurança e festa com clima de família

Sanny Santana / BNews
Na oportunidade, baianos e turistas podem acompanhar a mistura entre forró e a tradicional percussão presente na região  |   Bnews - Divulgação Sanny Santana / BNews

Publicado em 17/06/2023, às 19h39 - Atualizado às 19h39   Sanny Santana, Daniel Serrano e Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

A programação do pré-festa São João segue movimentando o Centro Histórico de Salvador neste sábado (17), quando baianos e turistas acompanharam o forró se misturando com a batucada e a percussão.

Entre as atrações que se apresentarão na noite deste sábado, estão a banda Flor de Imbuia e as cantoras Amanda Santiago e Aila Menezes.

A estrutura para a festa parece que vem agradando quem passa pelo Centro Histórico. Passeando pela região com a filha, Antônio Celso, de 28 anos, aprovou a estrutura montada no local. Entre os pontos que chamara a atenção está a segurança.

“Na verdade, o Pelourinho sempre é bem policiado, né? Também por ser ponto turístico. Achei sempre bem policiado, principalmente alguns pontos que têm os maiores comércios, tem a maior movimentação, não tenho do que falar sobre segurança de ruim, eu sempre achei bem policiado”, disse Antônio, que não descarta voltar com a filha para curtir a festa junina no Pelourinho.

Quem for com a criança para o Centro Histórico com a criançada pode curtir sem precisar gastar muito, como destaca Ana Paula, de 33 anos. “Eu achei muito interessante principalmente esse espaço pra criança gratuito né? Que geralmente quando a gente vem é tudo pago, mas está muito bom e eu estou adorando mesmo estando aqui”, disse.

Para garantir uma boa experiência para quem visita o Centro Histórico nesse período, é preciso de uma atuação do poder público. O agente da Secretaria Municipal de Ordem Publica (SEMOP), Amilcar de Oliveira, detalhou como vem sendo a atuação para manter o ordenamento na região, em especial a atuação dos ambulantes.

“Tem lugares aqui que o ambulante não pode ficar, até porque eh existe toda uma situação aqui no centro histórico ligada a ao tombamento do centro histórico, pelo patrimônio histórico cultural Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico Cultural]”, disse.

“A gente tem que deixar vias livres e locais livres pra que as pessoas possam desfrutar o São João com tranquilidade, entendeu? Então a gente tá controlando tudo isso a venda por exemplo de bebidas em garrafa de vidro não é permitido porque a capa de vidro pode virar uma arma na hora de uma discussão, quebrar e virar uma arma”, acrescentou.

O agente informou ainda que a SEMOP disponibilizou uma equipe de 54 integrantes, dividida em dois grupos que se alternam para garantir o ordenamento no Centro Histórico. “Vai vir também uma equipe de reforço, que faz parte, a equipe a gente chama de tolerância zero, que é justamente pra manter o ordenamento”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp