Salvador

Prefeitura já emitiu mais de 4 mil carteiras de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista

Divulgação/SEMPRE
Documento faz parte de ações do município pela inclusão dos portadores de TEA.  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SEMPRE

Publicado em 02/04/2024, às 20h37   Melissa Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador já emitiu mais de 4 mil carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA) desde o início da ação, no início do ano passado.

A emissão do documento é mais um dos serviços e atendimentos ofertados pela gestão municipal a partir desta terça-feira (2), quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Ao longo de toda a semana, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) participa de dois eventos na cidade com o objetivo de divulgar a importância da inclusão dos portadores de TEA.

O primeiro deles foi o Espaço Acolher, no Salvador Shopping, que forneceu informações sobre a emissão da CIPITEA. O documento é ofertado gratuitamente e possibilita identificar esta população em espaços públicos e privados.

Com a carteira, o atendimento prioritário é facilitado, o que evita o constrangimento para as pessoas autistas e suas famílias. É um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020).

O segundo evento foi a 1ª Jornada de Conscientização sobre o Transtorno Espectro Autista, que acontece nos dias 2, 4, 5 e 8 de abril, na Faculdade Anhanguera, com a participação de diversos profissionais e entidades que atuam com foco no transtorno.

Ações da prefeitura para os portadores de TEA 

Em todas as programações, é assegurada a atuação da equipe da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), que atua dentro da Sempre. Algumas das ações são direcionadas a pessoas com TEA, como a CIPTEA.

“Algumas pessoas, por vezes, não apresentam características visíveis do autismo e precisam de prioridade em filas e atendimentos diversos, mas muitas pessoas não entendem, e essa carteira já mudou a realidade de muita gente”, comemorou Junior Magalhães, secretário da SEMPRE.

O projeto Autista a Bordo oferece adesivos gratuitos para veículos que transportam pessoas com TEA. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar motoristas a evitar buzinas, faróis altos e ultrapassagens, promovendo um ambiente mais seguro. 

Há também o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), órgão colegiado vinculado à Sempre de caráter permanente que tem por finalidade a formulação de estratégias e controle social da execução das ações e políticas públicas da Cidade de Salvador voltadas à pessoa com deficiência

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp