Salvador

“Quinze dias para um resultado”: Familiares de pacientes relatam atrasos em hospital particular de Salvador; instituição nega

Divulgação
Segundo o relato de um dos familiares, essa situação “vem se arrastando há um tempo”  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Edvaldo Sales

por Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 23/03/2023, às 18h38 - Atualizado às 20h38


FacebookTwitterWhatsApp

A advogada V. A.*, de 46 anos, relatou ao BNews uma situação delicada pela qual a sua mãe, a delegada aposentada Salete Amaral, 75, passou no Hospital Santa Izabel, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. Apesar do relatos, a instutuição, em contato com a reportagem, negou as acusações (veja abaixo).

De acordo com ela, no último sábado (18), Salete foi submetida a uma embolização de um aneurisma cerebral e teve alta no domingo (19).

No entanto, na quarta (22), às 10h, após fortes dores de cabeça e diversos episódios de vômito, a mãe da advogada deu entrada na emergência do hospital. Foi a partir desse momento, segundo V. A., que os problemas começaram, pois, a mãe dela só conseguiu fazer um exame de Angio TC após 4h de espera, às 14h40.

Por volta das 20h fomos informados de que não havia médico para laudar o exame e que ela teria que ser internada para aguardar que um médico emitisse o referido laudo, o que só ocorreria no dia seguinte, no caso, hoje”, contou.

Ela foi informada que a mãe dela teria que ser internada porque podia ocorrer sangramentos. “Meu questionamento foi o seguinte: ‘Sim, se estiver sangrando ela vai ficar sangrando até que alguém se prontifique a dar esse laudo?’. A médica falou que ele não tinha opção e que, por isso, iria internar. Minha mãe foi internada e quando foi hoje de manhã também não tinha médico”.

Diante disso, a advogada foi até o Serviço Social da unidade e fez uma reclamação. “Me disseram que só teria médico pela tarde. Fui na Ouvidoria, fiz uma reclamação também”. Ao BNews, V. A. contou que, do mesmo jeito que a mãe dela estava aguardando, tinham outros pacientes na mesma situação.

Eu soube que não tem médico para dar esse laudo aqui nem dia de terça, nem dia de quarta, nem quinta pela manhã. Ou seja, se o paciente entra na segunda, ele fica internado até quinta por causa de um laudo. É uma situação que não é nova aqui no hospital, é uma coisa que vem se arrastando há um tempo. Quando eu postei no Instagram, uma amiga disse que o filho dela, um bebezinho, estava com hemorragia cerebral, precisava de acompanhamento e tinha laudos que demorava 15 dias para sair. Isso é inadmissível”, disse.
Santa Izabel
Reprodução / Redes Sociais

Segundo a advogada, o hospital havia afirmada que daria um posicionamento hoje. “Eu soube que o caso chegou à diretoria médica, não sei se pela repercussão em rede social, ou se porque vários amigos médicos ligaram”. À reportagem, V.M. disse que o laudo foi liberado às 15h desta quinta.

O BNews entrou em contato com a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, responsável pelo Hospital Santa Izabel. Em nota, a unidade disse que a referida paciente foi submetida a exames de tomografia de crânio e a angiotomografia.

“A tomografia foi laudada 36 minutos depois de realizada, descartando sinais de gravidade. Já a angiotomografia, exame mais detalhado, o laudo foi emitido hoje (23), às 15 horas, pelo especialista”, diz o texto.

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia esclareceu ainda que não procede a informação de espera de 15 dias para emissão de laudo de exames realizados na emergência do hospital.

A filha da paciente pediu para que a reportagem citasse apenas as iniciais de seu nome*

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp