Salvador

Risco ao meio ambiente: Moradores de Stella Maris reclamam de construção de mega empreendimento

BNews
Empreendimento vai contar com mais de 900 apartamentos  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 08/09/2023, às 17h32   Da Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A construção de um mega condomínio no bairro de Stella Maris, em Salvador, tem causado indignação em moradores da região. O projeto prevê que o condomínio clube tenha oito espigões de até 15 andares, com um total de 920 apartamentos.

“Meu sentimento é que isso vai trazer mais problemas para o bairro, como por exemplo, a questão da mobilidade. Isso vai, automaticamente, aumentar provavelmente a violência, porque vai atrair mais pessoas de fora, mais marginais”, diz o economista Jorge Américo.

A obra é realizada pela construtora Direcional, para a Ibero Stella Empreendimentos Imobiliários LTDA, que pertence à Marinha Investimentos Imobiliários. De acordo com documentos obtidos pelo BNews, o Ibero Stella já teria a carta de viabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o atestado de viabilidade de construção da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e um documento da Secretaria de Patrimônio da União, que libera a obra.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o empreendimento possui alvará de supressão de vegetação, ou seja, autorização para retirar a vegetação local. E o alvará de construção está em análise no órgão. Mas, na entrada da obra há uma placa com um alvará de construção da prefeitura vencido.

Em nota enviada ao BNews, a Direcional Engenharia esclarece que "o projeto em Stella Maris está atualmente em análise, mas em total conformidade com as normas legais e exigências dos órgãos competentes. Todas as atividades na área estão estritamente de acordo com a legislação, autorizadas pelas autoridades e foram inspecionadas pelo órgão de fiscalização municipal, que certificou sua conformidade. É importante esclarecer que o empreendimento pertence à Direcional Engenharia e que não faz parte da Marinha Investimentos Imobiliários".

A construção tem atraído olhares de políticos baianos. Nas redes sociais, a deputada federal Lídice da Mata chamou de crime ambiental o que acontece em Stella Maris, ao responder a um comentário de um seguidor sobre as construções no bairro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp