Salvador

Salvador pode implantar rodízio de carros durante o Carnaval; entenda

Joilson César/BNews/Ilustrativa
Superintendente da Transalvador revelou possibilidade durante entrevista  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews/Ilustrativa
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 02/06/2023, às 10h21


FacebookTwitterWhatsApp

O superintendente da Transalvador, Décio Martins, foi o entrevistado do programa PNotícias, da Piatã FM, nesta sexta-feira (2), e revelou a possibilidade da implantação de um rodízio de carros no Carnaval de Salvador, no ano que vem. Durante o bate-papo, ele ainda comentou sobre a suposta ‘indústria de multas’ na capital baiana, além de problemas de trânsito em diversos pontos da cidade.  

“Assumi há 4 meses, na boca do carnaval, um grande desafio. Peguei no carnaval e já abriu uma cratera na Garibaldi, que impactou muito. Mas foi um sucesso, o dia que mais teve gente e veículo na história foi sábado de carnaval, pra gente organizar a Centenário foi um desafio muito grande, mas foi um sucesso. De lá pra cá, estamos tratando os problemas da cidade, o dia a dia. Gosto muito de vir na rádio porque eu ouço o que as pessoas estão passando”, disse.

Questionado sobre a possível implantação de um rodízio de carros, Décio disse não ver necessidade no momento, mas revelou que pode acontecer pontualmente no próximo carnaval.

“Não discutimos no momento, mas é algo que não está fora do nosso radar. Mas, nesse momento, não é necessário. No carnaval, talvez seja uma de nossas ideais para acessar a Avenida Centenário. Talvez coloquemos como teste, estamos estudando. Apenas na Avenida Centenário, durante o carnaval. Nesse momento, na cidade em geral, não vemos necessidade. Mas no Carnaval, pode ser uma boa inovação”, falou.

O superintendente ainda negou com veemência acusações de que agentes da Transalvador são remunerados pelas quantidades de multas aplicadas.

“De forma alguma. Isso é uma grande invenção. Se discute muito a questão da indústria da multa, mas nos últimos 10 anos, apenas 15% dos motoristas foram autuados. Então não existe, porque são sempre as mesmas pessoas tomando multa. Não existe meta, bonificação, é uma grande falácia. Nosso interesse de forma alguma é ficar multando a Deus dará”, explicou.

Confira outros pontos da entrevista

Engarrafamento e assaltos na Suburbana

“A Avenida Suburbana realmente é um desafio pra gente. De fato, estamos com um problema de segurança pública notório, as pessoas estão mais inseguras. O ideal é que a pessoa ande de vidro fechado. Estamos com um projeto pra trazer melhorias pra Suburbana. Muitos trabalhadores utilizam a ciclovia como meio de transporte pra chegar no trabalho. Estamos estudando pra fazer algumas mudanças na localidade.”

Aumento do número de veículos em Salvador

“Os aplicativos realmente vieram para mudar a lógica do trânsito. Tínhamos horário de pico e a partir dos aplicativos de mobilidade tivemos uma circulação muito maior o dia todo. As pessoas preferem pegar um aplicativo pelo conforto, mesmo em trajetos pequenos. E isso mudou a lógica da cidade. Há 10 anos, tínhamos 300 mil veículos, hoje beiramos a 1 milhão de veículos circulando em Salvador. Aumento de 700 mil. O número de motos aumentou bastante e representa 45% dos acidentes. Estamos intensificando os trabalhos pra diminuir os acidentes, diminuímos em 56% nos últimos anos. O Governo Federal editou uma norma de isenção de imposto de carros, então a expectativa é que aumente ainda mais o número de veículos.”

Congestionamento no Vale da Muriçoca

“Há duas semanas, tivemos ali na Muriçoca por conta de roubo de carros, o semáforo parou. Nós sabemos que ali temos diversas oficinas, comércio, loja de autopeças, então realmente o desafio é enorme. As pessoas estacionam no meio da rua, é um trabalho de formiguinha. Algo realmente desafiador, vou pedir que possamos dar sempre uma ronda lá para melhorar a situação do Vale da Muriçoca.”

Fiscalização de motoristas de aplicativo no Comércio

“O funcionamento da Zona Azul no Comércio vai até 19h, então realmente é algo a se pensar, é algo que afeta os motoristas de aplicativo. A espera pelo passageiro é um problema, saída do shopping da Bahia e Barra, ali as pessoas ficam esperando. Aeroporto também. Essa é uma nova realidade que a cidade tem, o aplicativo fica aguardando pra ser chamado. E a pessoa quer entrar rápido no veículo. Temos discutido soluções para garantir a melhor comodidade”

Quantidade de infrações e arrecadação anual da Transalvador

“Se formos observas, viemos diminuindo o numero de multas. Tivemos um aumento ano passado devido à pandemia por conta das multas que ficaram suspensas. 30% das multas são relacionadas à velocidade. Nossa atenção não é multar ninguém, é manter a velocidade média da via. Nós avisamos com 30 dias de antecedência, inclusive na Orlando Gomes. Multas de cinto de segurança tínhamos muito e diminuiu. Celular continuamos tendo muita multa. De fato, quando a pessoa pega o celular pra digitar, ela causa risco pra si e todo mundo. Ano passado foram arrecadamos cerca de 90 milhões com multa e taxas de estacionamento.”

Valores cobrados por guinchos terceirizados

“Temos um credenciamento com três pátios, preço determinado. O preço é estabelecido no edital de credenciamento. Não tem meta, não existe isso. Temos mantido o ordenamento do trânsito da nossa cidade. Quem não quer ter o carro guinchado, que não estacione em lugar errado. Cada um tem que fazer a sua parte.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp