Salvador

Secretário da Smed anuncia nova Escola Municipal Maria Felipa após denúncia de pais

Reprodução/Muita Informação
Associação de pais denunciou, em agosto, problemas como mofo e infiltrações nas dependências da Escola Maria Felipa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Muita Informação

Publicado em 05/10/2023, às 21h56   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O responsável pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas anunciou, através das redes sociais, na quarta-feira (4), a construção da nova unidade da Escola Municipal Maria Felipa, localizada no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. A instituição de ensino virou alvo de denúnicas de pais, que apontaram mofo, infiltrações e diversos problemas nas dependências do local no mês de agosto.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo Thiago, na última sexta-feira (29), foi publicado, no Diário Oficial, o decreto de desapropriação de um imóvel, o que vai permitir a construção da nova escola.

No início do mês de agosto, a Associação de Pais de alunos da Escola Municipal Maria Felipa denunciou más condições e abandono da instituição de ensino.

"O descaso é grande, e não sabemos mais a quem apelar: paredes sujas e cheia de mofo, reboco caindo, sanitários alagados, vasos quebrados, sem tampa e nossos filhos expostos a tudo isso diariamente. O prefeito Bruno Reis precisa olhar por essa escola", disse Maria Anita, mãe de alunos da escola, ao Muita Informação.

A associação criticou ainda a "falta de atenção" da prefeitura com o caso, sobretudo diante da inauguração do monumento em homenagem à Maria Felipa, ocorrida no mês de julho, na Praça Cairu.

"Uma mulher negra que participou da luta pela consolidação da Independência do Brasil. A festa da inauguração foi muita bonita e bastante comemorada, mas o prefeito Bruno Reis precisa ficar atento também a uma escola que leva o nome da heroína e que está abandonada pela administração municipal", disse a associação.

Em resposta, o secretário da Smed garantiu que tomaria medidas decisivas para resolver os desafios da instituição. Ele haviacompartilhado que deu início ao rocesso de desapropriação de um terreno na área circunvizinha. 

"A escola funciona atualmente em um imóvel alugado. Já estava nos nossos planos edificar um prédio próprio, nos moldes de qualidade e conforto das escolas que a Prefeitura tem construído ou reconstruído", afirma Dantas. De acordo com ele, a unidade tem recebido obras de qualificação e manutenção, mas algumas questões só se resolvem com a construção de um equipamento novo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp