Salvador

Universidade Politécnica da Catalunha firma acordo para trabalho social em comunidades de Salvador

Divulgação/PMS
Logo após o ato de oficialização do acordo, ocorreu a primeira reunião para definir as ações que serão implantadas em Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PMS

Publicado em 22/11/2022, às 21h27   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Um acordo de cooperação para parceria e melhoria na resiliência urbana, desenvolvimento social e sustentável e mudanças climáticas, que vai beneficiar as áreas mais pobres da capital baiana foi firmado entre a Catedra UNESCO da Sustentabilidade da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), na Espanha, e Prefeitura de Salvador. 

Logo após o ato de oficialização da parceria, ocorreu a primeira reunião para definir as ações que serão implantadas na capital baiana. Segundo a vice-prefeita, Ana Paula Matos, “essa parceria deixa um legado para a cidade, pois alcança as comunidades mais pobres, identificando os problemas sociais e propondo as soluções conjuntas, com uma universidade renomada da Espanha através do corpo técnico de profissionais e professores da Catedra UNESCO de Sustentabilidade da UPC. É uma ação articulada através dos nossos Escritórios de Governança Social e de Cooperação Internacional”, afirmou.

O projeto em conjunto com a Universidade da Catalunha já foi aplicado em outros países, como Colômbia e a própria Espanha, no desenvolvimento da cidade de Barcelona. “A Colômbia, por exemplo, era reconhecida no mundo pela violência e hoje é pela transformação e desenvolvimento social. A ideia é usar a tecnologia aplicada lá e trazer para nossa cidade, contribuindo na estruturação social das comunidades de Salvador”, completou a vice-prefeita. Serão disponibilizados técnicos, professores e pesquisadores da Catalunha que, a partir de dados coletados em Salvador, usarão as metodologias de desenvolvimento.

“Eles terão acesso aos dados do planejamento estratégico da cidade, da área de requalificação e locais de riscos, para nos ajudar a fazer uma gestão de governança, unindo a tecnologia à área social. É um apoio técnico de extrema importância que permite a troca de experiências com a Universidade Politécnica de Catalunha, sem custo”, explicou Ana Paula.

As áreas específicas para cooperação são: Transformação Social, Ação Climática, Desenvolvimento Sustentável e Resiliência; Capacitação e conscientização dos servidores municipais sobre os ODS e Agenda 2030; Apoio aos organismos públicos para conscientização acerca das mudanças climáticas nas comunidades, através dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), que são “grupos de moradores devidamente preparados e comprometidos com a redução de riscos em sua comunidade”; Apoio técnico para criação de um guia sobre economia circular; Cooperação entre Secretarias Distritais, Organismos e Instituições de ambos os países. Um grupo de trabalho com membros estratégicos da Prefeitura já foi criado e a proposta já é atuar ainda este ano, após a análise estudos dos dados por parte da Universidade. O projeto tem prazo máximo de quatro anos para ser efetivado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp