Salvador

VÍDEO: Ambulante apanha no rosto e se desespera ao ter mercadorias confiscadas em Salvador

Leitor BNews
Trabalhador chegou a apanhar de um dos agentes da GCM  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 20h35 - Atualizado às 20h48


FacebookTwitterWhatsApp

Imagens de um ambulante desesperado ao ter sua mercadoria apreendida correram nas redes sociais de Salvador nesta quinta-feira (28). A gravação, enviada por um leitor do BNews, foi registrada no bairro do Santo Antonio Além do Carmo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O registro mostra o trabalhador, que comercializava bebidas no local, desesperado ao ver agentes da Secretaria Municipal de Ordem Publica (SEMOP) recolhendo seus produtos.Ele foi contido por integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). Em um dos momentos, o homem chega levar um tapa no rosto de um dos agentes.

"Eu não sou vagab*ndo, não. Se fosse um ladrão com uma arma atirando em vocês, vocês não fariam isso", contesta o trabalhador.

A cena é presenciada por turistas e moradores do local, que protestam durante a ação. Um cinegrafista amador chega a pedir a identificação dos servidores, sem sucesso.

Assista ao vídeo abaixo:

Procurada pelo BNews, a assessoria da Guarda Civil Municipal "informa ter tomado conhecimento do fato e de não compactuar com nenhuma ação que ultrapasse os princípios legais".

"As imagens serão encaminhadas para a Corregedoria da GCM, para que as devidas apurações sejam realizadas, respeitando o princípio do contraditório e ampla defesa", ressalta a corporação, em nota.

Já a Semop, também em nota, declarou que "vem a público expressar sua preocupação com a persistência do comércio informal irregular" que tem sido observado em vias públicas. "Especificamente, temos detectado a venda de garrafas de vidro em locais não autorizados, o que representa um grave risco à segurança das pessoas que transitam em nosso município", registra a secretaria.

A Semop declarou ainda que "tem realizado orientações e advertências aos responsáveis por estas atividades em múltiplas ocasiões".

"No entanto, é lamentável constatar que essas orientações não foram atendidas, resultando na continuidade dessas práticas desautorizadas. Reforçamos que o comércio informal em via pública sem a devida autorização não apenas infringe as normas municipais, mas também coloca em perigo a segurança e o bem-estar da população. Portanto, é imprescindível que os responsáveis por tais atividades ajam em conformidade com as regulamentações municipais e cessem imediatamente suas operações", continua a pasta.

A pasta diz ainda no mesmo texto que "está comprometida em tomar as medidas cabíveis para coibir esse tipo de comportamento e garantir a segurança e a ordem pública em nosso município".

"Continuaremos a intensificar nossos esforços de fiscalização e atuação preventiva, em colaboração com outras instâncias do poder público. Apelamos à colaboração da população para denunciar qualquer atividade comercial irregular que represente um risco à segurança pública. Juntos, podemos contribuir para a construção de uma cidade mais segura e harmoniosa para todos os cidadãos", finaliza a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp