Salvador
Um vídeo, que tem circulado nas redes sociais com frases de alerta, mostra um homem capturando um Gymnothorax Funebris na praia do Farol da Barra, em Salvador. Conhecido como Caramuru ou Moreia-Verde, trata-se de um peixe comum no Oceano Atlântico, que pode ter até 2,5 m de comprimento e pesar quase 30 quilos.
Com os indicativos de “cuidado”, o BNews procurou um especialista no assunto para comentar os reais riscos desse tipo de peixe no litoral baiano, que é bastante frequentado por banhistas. “São animais tímidos, que passam a maior parte do tempo entocados, e que, apesar do tamanho e aparência, são praticamente inofensivos, com os raros casos de acidentes envolvendo mergulhadores que provocaram o peixe, especialmente com pescadores submarinos que usam arpão para pescar”, explicou o engenheiro de pesca, biólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o baiano Claudio Sampaio.
E foi exatamente esse o caso da gravação que circula pela internet: o mergulhador se mostra entusiasmado com o tamanho do peixe, o fisga, mata e o leva para casa. Entretanto, ainda segundo o engenheiro de pesca, a moreia-verde não é do tipo palatável. “Não possuem carne de boa qualidade. E matar um peixe desses, com esse tamanho, é lamentável”, salienta Claudio, ao explicar que é difícil ver na costa soteropolitana um peixe dessa espécie que tenha chegado a esse tamanho.
Por fim, o especialista recomenda que que ao encontrar uma moreia ou outro peixe grande, “o mergulhador ou banhista, seja prudente e respeite o espaço do peixe, evitando perseguir ou tentar capturar”, afinal aquele é o habitat natural desse animal.
Vídeo de peixe gigante encontrado na praia da Barra assusta internautas; especialista alerta pic.twitter.com/K683DkEg3r
— bnewsvideos (@bnewsvideos) April 27, 2024
Classificação Indicativa: Livre
Motorola barato
Lançamento com desconto
Saldão de iphone
Baixou o preço
Qualidade Stanley