Salvador

Devotos comparecem ao Rio Vermelho para prestar homenagens antecipadas a Iemanjá

Reprodução | Bnews
Festa de Iemanjá acontece tradicionalmente sempre no dia 2 de fevereiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução | Bnews
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 01/02/2024, às 16h27 - Atualizado às 17h22


FacebookTwitterWhatsApp

Comemorada tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá recebe diversos devotos que começam a se movimentar de forma antecipada para prestar suas homenagens para a rainha dos mares na religião do candomblé.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Um desses casos é o de Joala Souza, que marcou presença no bairro do Rio Vermelho, local onde acontece anualmente a celebração, para saudar a orixá. Ela conta ainda que não poderá estar presente no dia oficial da festa. 

"Vim por conta da tradição e pela paz que me causa, por essa harmonia. Por mais que o dia oficial seja o dia 2 de fevereiro, já sinto a energia desde o dia 1º. Infelizmente, não poderei estar presente amanhã. Vou estar em outra praia, em Itapuã, não aqui no Rio Vermelho", disse. 

Questionada sobre sua relação com Iemanjá, Joala Souza revelou ao Bnews que já teve iniciação em outra religião de matriz africana que também tem a tradição de cultuar os orixás: a Umbanda. 

"Eu já fui umbandista e tive muito afinidade com Iemanjá. Chegaram a dizer também que eu era filha de Iemanjá, que carrego essa energia do mar. Então existe essa identificação também, gosto de sentir essa paz que me causa", completou. 

Pescador na localidade do Rio Vermelho, Antônio Santana vive a tradição há muitos anos e ainda falou sobre a responsabilidade de levar as oferendas à deusa do mar durante a lavagem. 

"Já vivo aqui no mar há 40 anos. Todo ano temos essa obrigação de levar os presentes para a nossa mãe. Hoje estamos fazendo nossa parte, terminamos de organizar as coisas, a prefeitura está ajudando, mas estamos fazendo a nossa parte. Amanhã será o grande dia da gente", explicou. 

A Festa de Iemanjá acontece tradicionalmente sempre no dia 2 de fevereiro. A celebração, inclusive, é considerada um patrimônio cultural do estado, sendo realizada há mais de um século na capital baiana.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp