Eventos / São João

São João tem queda de 80% de acidentes fatais

Imagem São João tem queda de 80% de acidentes fatais
Operação junina da PRF mostra avanços em relação a 2010  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/06/2011, às 15h45   Tanara Régis



Feriadão junino  tem redução de 80,96 % de mortes causadas por acidentes nas rodoviais federais, em relação a 2010. As informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira (27) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA). O balanço também aponta a queda de 27,52% do número de acidentes e 8,8 % do número de feridos.

Em seis dias de Operação São João / Corpus Christi da PRF, foram fiscalizados 6.067 veículos e 2.255 pessoas. Apesar das campanhas preventivas, 187 acidentes foram registrados, com 114 pessoas feridas e quatro mortes. Em 2010, no mesmo feriado, a PRF registrou 258 acidentes, com 125 feridos e 21 mortes.

Segundo Mércia Oliveira, inspectora da PRF na Bahia, das quatro mortes deste ano três foram provocadas por imprudência no trânsito: perda de direção, capotamento de veículo e atropelamento. Para ela, a imprudência dos motoristas ainda é o que mais mata. Este ano, das 3.902 notificações extraídas, 1.330 autuações foram por transitar pelo acostamento, 921 por ultrapassagem proibida e 258 por irregularidades na CNH.

"As campanhas de educação no trânsito têm contado com um forte apoio da imprensa baiana. Neste feriadão, a divulgação começou com cerca de 15 dias de antecedência, em um esforço conjunto da PRF e da mídia local. Isso é muito importante, pois ainda com a redução de mais de 80% do número de mortes, a imprudência permanece como a principal causa dos acidentes fatais", explica a inspectora.

De acordo ainda com Mércia, a PRF adotou uma estratégia de fiscalização diferenciada. "A ação foi flutuante. Colocamos carros descaracterizados para pesquisar os locais de maior retenção e comunicar a situação para as viaturas que identificavam os condutores irresponsáveis. Não ficamos apenas em postos fixos", acrescentou.

Crimes - A PRF também flagrou 33 condutores alcoolizados. A infração gravíssima, com multa de R$ 957,70,  resultou em prisão de 20 condutores que vão responder processo criminal. Se condenados, os motoristas podem pegar até três anos de cadeia por crime de embriaguez no trânsito.

Durante o feriado prolongado, foram presas pela prática de crimes diversos 47 pessoas. Três menores foram apreendidos, dois por estar em situação de risco e um por crime de trânsito. Também, foram apreendidos quatro revólveres calibre 38 e 11 munições.

Fotos da BR-324: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp