Eventos / São João

Populares protestam contra proibição de guerra de espadas em Senhor do Bonfim

Publicado em 24/06/2017, às 14h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a decisão do Tribunal Justiça da Bahia (TJ-BA) que proibiu a “guerra de espadas” e suspendeu a lei municipal que tornava a prática um patrimônio cultural e imaterial na cidade de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia, a população ficou insatisfeita e protestou nesta sexta-feira (23). A decisão atendeu um pedido feito pelo Ministério Público do estado (MP-BA) e foi publicada na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial da Justiça.

De acordo com a imprensa local, um grupo de mais de 100 pessoas protestaram nesta pelas ruas de Senhor do Bonfim, contra a proibição da realização da Guerra de Espadas na cidade. A prática, que ocorre há mais de 70 anos, foi impedida de ser realizada.

Os “espadeiros” seguiram em cortejo pelas principais avenidas do município carregando um caixão, que simboliza, segundo eles, a tradição de soltar as espadas na noite do dia 23 de junho. O prefeito da cidade, Carlos Brasileiro declarou a imprensa que “embora a guerra não seja um evento da prefeitura, faz parte da tradição dos festejos da cidade”.

Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com apoio de guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado – (CIPE / Caatinga) acompanharam a manifestação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp