Eventos / São João

Lançando EP 'Esquenta São João', Luan Estilizado promete live junina até o dia amanhecer e festa dobrada em 2022

Reprodução / Instagram
O cantor conversou com o BNews e lamentou o cancelamento dos festejos por mais um ano devido à pandemia de coronavírus   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 31/05/2021, às 08h47   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Se tem uma notícia que os amantes do São João não queriam ter novamente esse ano era que a festa seria cancelada mais uma vez. Porém, com o crescimento dos casos de covid-19 no país e a falta de vacina para todos, não houve outra alternativa a não ser suspender pelo segundo ano consecutivo os festejos juninos.

"É complicado, muito complicado. Ano passado e esse ano novamente sem o São João. Mas, a saúde está em primeiro lugar, a gente não pode ir contra as leis. Vamos esperar todo mundo se vacinar em nome de Jesus para que a gente possa ano que vem fazer a festa dobrada", afirmou em entrevista ao BNews.

E assim como no ano passado, artistas que movimentam a maior tradição festiva do Nordeste já estão se programando para que a festa seja feita dentro de casa mesmo. É o caso de Luan Estilizado, que há quatro anos, antes mesmo da pandemia já fazia uma espécie de aquecimento com o EP 'Esquenta São João', produção que ganhou ainda mais importância com a suspensão dos festejos.

Nesse ano, com a festa tendo que ser mais uma vez dentro de casa, o disco já foi disponibilizado na última sexta-feira (28), nas plataformas digitais, e de forma ainda mais simples e tradicional, como ele conta à nossa reportagem. "Há quatro anos a gente lança esse EP 'Esquenta São João' e o do ano passado, que foi quando não teve São João, a galera se emocionou bastante, porque todo mundo sentiu o gostinho do São João nas músicas que lançamos ano passado. E esse ano novamente. Lancei esse ano de uma forma mais tradicional possível, só com zabumba, triângulo e sanfona".

Com intuito de levar os forrozeiros cada vez mais próximos às raízes do gênero, o EP teve um repertório minuciosamente escolhido com grandes clássicos, a exemplo de “Oração de São Francisco”, “Onde canta o sabiá”, “Brincar de amar”, “A morte do vaqueiro”, “Taxi Lunar” e “Dona da minha cabeça”.

"Eu sempre tomo muito cuidado para escolher essa músicas do 'Esquenta São João', toda minha equipe, pra gente escolher as músicas certas, as músicas a dedo. E toma bastante cuidado na hora de fazer elas, porque são músicas que a gente não pode mexer, não pode tirar a característica dela, a história da música, inventar nada. Você tem que fazer o simples e é o simples que o povo gosta. Então, é o que a gente faz. Bota só um charmezinho que a gente tem, sem esquecer as nossas raízes", explica.

Mas, se engana quem pensa que o disco será a única contribuição de Luan Estilizado para o São João virtual. O cantor já se prepara para uma live, que será realizada no dia 25 de junho, a partir das 20 horas, na qual garante não ter hora para acabar.  "Sem hora pra acabar. Provavelmente vai amanhecer o dia. Provavelmente não, pode confirmar que a live vai amanhecer o dia", garante.

Se não fosse a pandemia, Luan Estilizado estaria cumprindo uma agenda com mais de 30 shows pelo Brasil, como acontece no mês de junho. Apesar dos planos adiados mais uma vez, ele mantém a esperança por dias melhores. "A classe artística, todas as pessoas que vivem do entretenimento, está todo mundo sofrendo bastante. Mas, não adianta a gente lamentar, é pedir a Deus proteção pra gente se livrar dessa doença maldita e ter esperança que tudo vai passar em nome de Jesus, e a gente vai voltar a fazer muito forró. Se Deus quiser".

Por fim, sem esconder a saudade de voltar aos palcos Brasil afora, e de ter o público próximo em seus shows, o sanfoneiro pretende compensar no ano que vem, os dois São João que não puderam acontecer. "São João de 2022 vai ser dobrado igual a tapioca. Vamos passar uns 60 dias fora de casa fazendo forró pro povo", brinca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp