Saúde

Hospital Manoel Victorino mobiliza doadores de sangue e medula óssea

Publicado em 12/12/2014, às 19h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Manoel Victorino, Unidade do Estado 100% SUS, gerida pelo Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH), está desenvolvendo uma Campanha  para realização de coleta de Doadores de Sangue e a inscrição de doadores voluntários para compor o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). A iniciativa dos diretores com a ação é aumentar o número de coletas, inicialmente entre os colaboradores do Hospital nas unidades do Hemoba e também através do projeto da coleta itinerante que será realizada dentro do Hospital, iniciando em  janeiro e  tendo continuidade nos próximos meses do  ano de 2015. Toda a programação será disponibilizada em breve.
A Campanha que é fruto de uma parceria entre o hospital e a Fundação Hemoba e já mobiliza os funcionários do hospital que nesta terça-feira, 9, visitaram o  Hemoba para conhecer como acontece o processo da doação de sangue e cadastro para o REDOME. Leandro Silva, funcionário do hospital aproveitou a visita  e fez a doação de sangue. Ele é doador e afirma que o melhor de ser doador é saber que ajudou alguém. Já o superintendente do hospital,  Alfredo Silva dos Santos, doou pela primeira vez. “Sempre tive vontade de doar, mas na correria do trabalho não conseguia, hoje me sinto realizado e vou doar outras vezes”.
Com 108 leitos, o Manoel Victorino é referência em ortopedia e traumatologia por realizar, em curto espaço de tempo, cirurgias de alta complexidade, a exemplo de coluna. O coordenador médico, Dr. Daniel Alencar, ressalta que por mês, em média, são realizada 400 cirurgias, entre elas de ombro, quadril, mão, pé, joelho, e todo trauma ortopédico. 
Lucas Chaves, diretor geral da Unidade, sinaliza a importância de envolver todos os colaboradores na  campanha.  “O número de cirurgias é alto e o hospital, assim como em outras Unidades de Saúde precisa manter seu estoque de bolsas de sangue para atender toda a demanda”. Chaves informou ainda  que, mesmo tendo uma Agência Transfusional  montada  no hospital consegue  manter  todas as reservas cirúrgicas dependentes de sangue, entretanto, “é importante realizar campanhas de  conscientização para  ajudar essa causa tão nobre.”
OPINIÃO - José Raimundo Mota, diretor geral da Fundação Hemoba, vê a iniciativa da Campanha como positiva. Ele informou que a ação é pioneira na Bahia e que outras Unidades de Saúde devem seguir o exemplo. “A ação promovida pelos diretores do Hospital Manoel Victorino é pioneira e merece ser seguido por outras instituições de saúde. Montar toda a estrutura e envolver os funcionários mostra que a preocupação é com o coletivo e não uma ação isolada parabenizamos e reafirmamos nossa apoio”, garantiu Mota.
Requisitos básicos: O doador deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). A doação para aqueles com idade de16 e 17 anos será autorizada somente com a presença do responsável. Todos os candidatos devem estar portando documentos de identidade original com foto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp