Saúde

Após denúncia, Hospital da Bahia emite nota sobre demora no atendimento

Publicado em 16/05/2015, às 10h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


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Em resposta a matéria  veiculada na noite da sexta-feira, dia 15 de maio, com a exibição de uma filmagem na recepção da Unidade de Emergência do Hospital da Bahia, na qual pacientes mostram insatisfação com a espera na emergência, o Hospital informa que o período de chuvas, associado ao aparecimento de viroses e epidemias de Chikungunya, Dengue, Zica, dentre outras, vem aumentando a procura pelas emergências da cidade, superando qualquer expectativa de atendimento em todas elas e, consequentemente, superlotando as Unidades Emergenciais de todos os hospitais de Salvador.

A assessoria de comunicação do Hospital da Bahia alega que não foi contactada em momento algum para que o Hospital pudesse responder ao ocorrido, mesmo disponibilizando seus canais de acesso a toda imprensa no site do Hospital.

O Hospital da Bahia informa ainda que disponibiliza 30 leitos e mais 4 médicos plantonistas e um coordenador em sua Unidade de Emergência, Dr. Luiz Henrique Costa, profissional com vasta experiência na área. O hospital continua trabalhando para diminuir o espaço de tempo entre a chegada do paciente e o atendimento, com aumento de quadro médico, ampliação de espaço físico e implementação de um qualificado protocolo de classificação de risco, que executa o processo de triagem capaz de avaliar a gravidade de cada quadro e priorizar os atendimentos necessários.

O Hospital também esclarece que a sua Unidade de Emergência é uma das maiores de Salvador, em área física e recursos humanos, com quatro médicos disponíveis nas 24 horas.

A responsabilidade assistencial tem sido a marca e a missão do Hospital da Bahia, com uma equipe que trabalha de forma tenaz para, mesmo na situação sazonal pertinente ao incremento substancial das viroses da população, oferecer segurança e conforto no atendimento.

Por fim, o Hospital ratifica que, para os casos classificados como "Verde”, ditos de baixa complexidade, há um padrão temporal de atendimento de até 6 horas, enquanto que a média em outras instituições de saúde  supera as 8 horas de espera por paciente.

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