Saúde

Brasil tem 35 mil novos casos de câncer de intestino

Publicado em 15/09/2015, às 20h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A estimativa da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) é que o Brasil tenha 35 mil novos casos de câncer de intestino só este ano, um crescimento de 7% em relação ao ano passado. De acordo com o proctologista Rogério Medrado, o aumento da incidência ao longo dos anos está relacionado à mudança dos hábitos alimentares da população.
“As dietas hoje estão ricas em gordura e pobres em fibra”, alerta. Além disso, somam-se como fatores de risco a obesidade, o sedentarismo, o aumento do consumo de álcool e o fumo. Rogério Medrado é um dos médicos empenhados na divulgação da campanha Setembro Verde, promovida pela SBCP e pela Associação Brasileira de Prevenção do Câncer do Intestino (Abrapreci), que alerta a população sobre a necessidade de prevenção deste tipo de câncer, também chamado de colorretal. Durante este mês, o Elevador Lacerda estará iluminado com a cor verde em alusão à campanha.
Conforme explica o especialista, a doença tem atingido cada vez mais brasileiros na faixa dos 50 anos e, por isso, a colonoscopia é “exame obrigatório” para pacientes nessa faixa etária. “A colonoscopia é uma aliada no diagnóstico e prevenção. Todos que têm pólipos devem removê-los durante o procedimento, pois, muitas vezes, o tumor se desenvolve a partir deles. A evolução de lesão benigna (pólipo) para maligna (tumor) ocorre em cerca de 10 anos”, alerta o especialista.
Os principais sintomas da doença são sangramento nas fezes e alteração no calibre (fezes em fita), cólicas, oscilação entre diarreia e prisão de ventre, distensão abdominal e perda de peso.   De acordo com o proctologista, com o diagnóstico precoce, o paciente tem a possibilidade de cura de 90%. Quando está em estágio avançado, a possibilidade de sobrevida em cinco anos é quase nula. O tratamento é por meio de remoção do tumor e, em caso de necessidade, associado à quimioterapia ou radioterapia prévia ou pós-cirúrgica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp