Saúde

Feira: bebê com hidrocefalia espera há mais de 40 dias por regulação

Publicado em 06/04/2016, às 08h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um bebê com hidrocefalia, internado há 42 dias na UTI neonatal do Hospital da Mulher, em Feira de Santana, precisa com urgência passar por três tipos de cirurgia. Em seu quadro de saúde, o recém-nascido apresenta além do acúmulo anormal de líquido no crânio, que aumenta a pressão e provoca o aumento do cérebro, fissura labial e abertura no céu da boca.
Devido a esses problemas, a alimentação do bebê é feita por sonda e com os vários dias de internação, já não está sendo possível aplicar medicação, pois não há mais acesso para as veias. Segundo o site Acorda Cidade, o recém-nascido aguarda pela regulação para a realização das cirurgias e o processo se estende há mais de 40 dias porque não há vagas em hospitais que realizam o procedimento. Mais de 30 relatórios médicos já foram encaminhados pelo Hospital da Mulher para a central de regulação, mas até o momento não houve solução para o caso.
Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana confirma a situação da criança e a necessidade da realização dos procedimentos cirúrgicos. "É um caso cirúrgico e o Hospital da Mulher não é referência em cirurgia pediátrica de alta complexidade. Essa criança precisa ir para uma unidade de referência pediátrica de alta complexidade", disse.
Diante do impasse, a família também buscou ajuda do Ministério Público. A mãe do bebê Andrea Cerqueira da Silva (foto), afirmou que até o momento não houve nenhum resultado e ela está triste e preocupada. Ela contou que o bebê sente muitas dores, devido ao acúmulo de líquido na cabeça e nem a medicação está sendo aplicada, pois a criança não tem mais acessos venosos.
“Já tentei no Ministério Público, mas até agora não tive nenhum resultado. Não me deram nenhuma resposta A cada dia a cabeça dele cresce mais. Ele sente muitas dores e os médicos estão fazendo o que podem para que ele não sofra. Tem que colocar urgentemente uma válvula na cabeça. E também fazer cirurgia do lábio superior e na língua. O céu da boca dele é aberto e ele está tomando o leite pela sonda. Não tem condições nenhuma de mamar. Eu apelo para me ajudar, ajudar meu filho em nome de Jesus”, disse emocionada ao site local.
Sesab
Em nota enviada ao Bocão News, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que, através da Central Estadual de Regulação, está em busca de um leito de UTI pediátrica para transferir o bebê, a  fim de que ele possa complementar o seu tratamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp